publicidade
Mundo

Para a ONU, governo do ditador Assad cometeu 'supostos' crimes de guerra na Síria

Quando o tema é Israel, a entidade acusa a prática de 'genocídio' em Gaza — é que observa o Federação Israelita do Estado de São Paulo

ONU Síria torturas regime Assad
Relatório da ONU para a Síria teve 14 anos de pesquisa | Foto: Hameed Maarouf/ UNHCR

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou, em janeiro, um relatório com provas de que, durante a guerra civil da Síria, de 2011 a 2024, o governo do ditador Bashar al-Assad cometeu inúmeros crimes, com detenções arbitrárias, tortura e desaparecimentos forçados.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O grupo de especialistas da entidade foi liderado pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro. O texto relata que a conduta do governo sírio foi marcada por “graves violações sistemáticas do Direito Internacional.”

Com todas esses crimes comprovados, depois de quase 14 anos de investigação, segundo confirmou a ONU, o portal da entidade, no entanto, colocou como manchete a seguinte frase: “Relatório revela supostos crimes de guerra, repressão e tortura do regime de Assad”.

A utilização do termo “suposto” sugere que a entidade tem mesmo aspectos tendenciosos ao analisar e denunciar a violência que assola muitos países árabes. Quando se refere a Israel, ao contrário, a entidade não tem dúvidas em afirmar que o país comete “atos genocidas” contra palestinos.

“A única forma de entender isto é uma pré-disposição de alguns organismos internacionais de atacar Israel deliberadamente”, afirma a Oeste Ricardo Berkiensztat, presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).

Quando o tema é Israel, muitas das análises se baseiam em conjecturas, sem as devidas provas, como a de que as Forças de Defesa de Israel (FDI) destruíram propositalmente e sistematicamente unidades de saúde das mulheres durante o conflito em Gaza, para evitar reprodução da população palestina. E acusa os militares israelenses de usarem a violência sexual como estratégia de guerra.

As afirmações não só contrariam todas as diretrizes das FDI, segundo o governo israelense, como também, segundo estas autoridades, são mentirosas.

“As FDI têm diretrizes concretas… e políticas que proíbem inequivocamente tal má conduta”, declarou, como resposta, a missão permanente da ONU em Genebra.

A ONU costuma utilizar como base números do grupo terrorista Hamas, disfarçando o viés da informação ao atribuir os dados ao Ministério da Saúde de Gaza — órgão controlado diretamente pelos terroristas baseados na Faixa de Gaza.

Para Berkiensztat, a tendência de a ONU condenar indiscriminadamente Israel se deve em parte à pressão de países árabes, em muito maior número.

“A geopolítica mundial, principalmente na ONU, mostra uma disparidade de cerca de 45 países muçulmanos e apenas um Estado judeu”, prossegue o dirigente da Fisesp. “É uma luta desigual.”

Falta de vontade da ONU

Os levantamentos em Gaza, muitas vezes, são atualizados poucas horas depois de um comunicado anterior e também não têm a consistência de uma pesquisa de 14 anos, como esta feita na Síria.

É sabido, por exemplo, que a maioria dos terroristas do Hamas utiliza roupas de civis, justamente para confundir o Exército israelense.

Leia mais: “Israel intercepta míssil do Houthi, e Trump ameaça aplicar sanções ao Irã”

“O desconhecimento e a falta de vontade de se aprofundar nos temas da região fazem com que as conclusões sejam precipitadas e, na maioria das vezes, equivocadas quando o tema é Israel”, avalia Berkiensztat.

Oeste contatou a ONU a respeito do tema, mas não obteve retorno.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.