publicidade
Mundo

Países condenam mandado de prisão contra Benjamin Netanyahu

EUA, Argentina e Hungria criticaram a decisão do Tribunal Penal Internacional

Benjamin Netanyahu demite ministro Defesa Gallant
Netanyahu afirmou que não cederá a nenhuma 'decisão ultrajante', conforme classificou a decisão do tribunal | Foto: RS/Fotos Públicas

Os Estados Unidos, a Argentina e a Hungria condenaram o mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A decisão, criticada pelos três países, partiu do Tribunal Penal Internacional (TPI), na quinta-feira 21.

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou como “ultrajante” o mandado contra Netanyahu, na sexta-feira 22.

Receba nossas atualizações

Em comunicado, o governo norte-americano declarou que “não há equivalência entre Israel e o grupo terrorista Hamas”. Washington assegurou também que sempre estará ao lado dos israelenses, “contra ameaças à sua segurança”.

Netanyahu afirmou que não cederá a nenhuma “decisão ultrajante”, conforme classificou a postura do tribunal.

Em pronunciamento oficial, Netanyahu também acusou o tribunal de ser “um instrumento politizado que age exclusivamente contra democracias que combatem o terrorismo”. Ele afirmou que Israel não reconhece a jurisdição do TPI e que a decisão é uma afronta ao direito do país de se defender.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Além do primeiro-ministro israelense, o TPI emitiu mandados de prisão para Mohammed Deif, líder do grupo terrorista Hamas, já morto por Israel. A Corte internacional também mirou o ex-ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant, destituído do cargo há duas semanas.

Além de Biden, líderes da Argentina e da Hungria saem em defesa de Netanyahu

Já o presidente argentino, Javier Milei, afirmou, na sexta-feira, que a decisão do tribunal “ignora o direito legítimo de Israel de se defender contra ataques constantes por parte do Hamas e do Hezbollah”, grupo terrorista libanês.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse que vai sugerir a Netanyahu que proteste contra o mandado de prisão do Tribunal Internacional.

Leia mais:

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    É como aqui no Brasil. Os verdadeiros assassinos são soltos e a injustiça é o braço de ferro dos ditadores.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade