publicidade
Mundo

Nasa divulga melhores fotos de 2024; veja

As imagens foram tiradas na Estação Espacial Internacional (ISS)

As fotos da Nasa mostram a rotina de trabalho dos astronautas, assim como experimentos realizados pela tripulação | Foto: Divulgação/Nasa
As fotos da Nasa mostram a rotina de trabalho dos astronautas, assim como experimentos realizados pela tripulação | Foto: Divulgação/Nasa

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou as melhores imagens captadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) em 2024.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

A estação ISS serve de “casa” e “laboratório” para que cientistas e astronautas estudem a adaptação do corpo humano ao espaço, testem novas tecnologias e observem a Terra. As fotos mostram a rotina de trabalho dos astronautas, assim como experimentos realizados pela tripulação.

Em nota, a agência aeroespacial disse que “os membros da tripulação da ISS conduziram centenas de experimentos durante o ano”.

Eclipse solar total passa pelo México, Estados Unidos e Canadá

Eclipse total solar passa pelo México, Estados Unidos e Canadá | Foto: Divulgação/Nasa
Eclipse total solar passa pelo México, Estados Unidos e Canadá | Foto: Divulgação/Nasa

A agência captou o eclipse solar total que passou sobre o México, sobre os Estados Unidos e o Canadá, em 8 de abril. Milhões de pessoas nos países citados testemunharam o céu escurecer quando a Lua passou entre a Terra e o Sol. Os astronautas a bordo da estação capturaram a sombra lunar que atravessava o continente norte-americano.

Astronauta da Nasa corre no sistema de esteira T2 da Estação Espacial

Jasmin Moghbeli corre no sistema de esteira T2 na Estação Espacial | Foto: Divulgação/Nasa
Jasmin Moghbeli corre no sistema de esteira T2 na Estação Espacial | Foto: Divulgação/Nasa

Na foto acima, a astronauta Jasmin Moghbeli corre no sistema de esteira T2 na Estação Espacial. O exercício físico é essencial para se manter saudável no espaço. 

Sem a gravidade da Terra, os ossos e os músculos podem atrofiar, diminuir ou enfraquecer. No pulso esquerdo, Jasmin usa um relógio que mede métricas corporais como sono e frequência cardíaca.

Suni Williams trabalha em uma tecnologia para produção de células-tronco

Suni Williams no StemCellEX-H1, uma tecnologia para produção no espaço de células-tronco humanas que são usadas como terapias para doenças do sangue e cânceres | Foto: Divulgação/Nasa
Suni Williams no StemCellEX-H1, uma tecnologia para produção no espaço de células-tronco humanas que são usadas como terapias para doenças do sangue e cânceres | Foto: Divulgação/Nasa

A astronauta Suni Williams trabalha no StemCellEX-H1. Trata-se de uma tecnologia para produção no espaço de células-tronco humanas. Elas são usadas como terapias para doenças do sangue e cânceres. 

Com pouca gravidade, é possível produzir as células em maior número e com maior qualidade do que no solo. 

No começo de dezembro, Suni e Butch Wilmore completaram seis meses “presos” no espaço. O retorno da dupla é planejado para ocorrer em fevereiro.

Eles foram os primeiros a viajar na nova cápsula tripulada Starliner da Boeing, no que deveria ser um voo de apenas uma semana. 

Veja a seguir as imagens selecionadas:

A astronauta Jasmin Moghbeli posa em frente ao ‘Advanced Plant Habitat’ — instalação de pesquisa de crescimento de plantas | Foto: Divulgação/Nasa
A astronauta Jeanette Epps imprime amostras de aço inoxidável | Foto: Divulgação/Nasa
Suni Williams instala hardware em experimento de reator de leito fixo | Foto: Divulgação/Nasa
Tracy Dyson estuda a administração de medicamentos no sistema respiratório | Foto: Divulgação/Nasa
Enquanto a estação espacial voava cerca de 250 milhas acima do Lago Michigan, o astronauta Don Pettit capturou esta fotografia | Foto: Divulgação/Nasa
Astronautas usam óculos de proteção para os olhos em eclipse solar | Foto: Divulgação/Nasa
A imagem mostra cristais de lisozima cultivados no espaço depois de seu retorno à Terra | Foto: Divulgação/Nasa
Matt Dominick, a bordo da estação espacial, capturou este crescente lunar iluminado pelo Sol | Foto: Divulgação/Nasa
O astronauta Mike Barratt processa amostras de células neurais de pacientes com Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla | Foto: Divulgação/Nasa
Testes de uma câmera robótica de voo livre que pode manobrar e navegar autonomamente a bordo da estação espacial para coletar vídeos e imagens | Foto: Divulgação/Nasa
Um cometa se aproximando a 44 milhões de milhas de distância da Terra | Foto: Divulgação/Nasa
Um cometa se aproxima da Terra | Divulgação/Nasa

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade