publicidade
Mundo

Mulher é condenada à prisão em Hong Kong por insultar hino chinês

De acordo com a sentença, ela ficará presa três meses

hino chinês hong kong
Governo de Hong Kong usa gás lacrimogênio para dispersar protestos em maio de 2019 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Uma mulher de Hong Kong que agitou uma bandeira da era colonial durante uma transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi condenada a três meses de prisão por insultar o hino nacional da China.

De acordo com a imprensa chinesa, Paula Leung, de 42 anos, declarou-se culpada em um tribunal de Hong Kong, que a condenou a três meses de prisão por ter insultado o hino “gravemente” e por ter atentado contra a dignidade do país.

Receba nossas atualizações

Depois que o esgrimista Edgar Cheung, de Hong Kong, ganhou uma medalha de ouro e enquanto o hino chinês “A Marcha dos Voluntários” era tocado, ela agitou uma bandeira da era colonial em um shopping, que transmitiu a cerimônia, em julho de 2021.

Paula foi condenada com base em uma lei aprovada em na ilha, uma região administrativa chinesa, em 2020, depois das grandes manifestações pró-democracia, que proíbe insultos ao hino chinês.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, vários atletas de da ilha foram bem-sucedidos e despertaram uma onda de apoio local. Centenas de torcedores se reuniram em um shopping para ver Cheung ganhar a medalha de ouro em uma competição de esgrima. Alguns vaiaram o hino chinês e entoaram o lema “Somos Hong Kong”.

Hong Kong é uma região semiautônoma da China, que ficou sob domínio inglês até 1997. Foi devolvida com a promessa do Partido Comunista Chinês de manter a região com independência e liberdade política por pelo menos 50 anos.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade