publicidade
Mundo

Ministro de Israel é contra cessar-fogo e acordo com Hamas

Itamar Bem Gvir fala em 'erro' que, segundo ele, pode ser cometido pelo governo israelense em negociação com terroristas

Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Bem Gvir
Itamar Bem Gvir se diz preocupado e chama possível acordo com o Hamas de 'erro' | Foto: Reprodução/Instagram/Kudus.sevdamizdir

O Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Bem Gvir, fez uma declaração, nesta terça-feira, 21, alertando sobre “o erro” de um possível acordo, que estaria em andamento, entre o governo israelense e o grupo terrorista Hamas, para libertar os reféns.

“Estou muito preocupado, porque há fala de algum acordo”, disse o ministro. “Estamos sendo mantidos afastados (dos detalhes), e não estão nos dizendo a verdade.”

Receba nossas atualizações

Gvir se referiu aos crescentes rumores que, desde o fim de semana, estão movimentando a imprensa israelense e as redes sociais sobre a proximidade de libertação dos sequestrados pelos terroristas durante os ataques de 7 de outubro.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Sem revelar o nome do entrevistado, o canal de notícias Channel 12 divulgou que um alto-comando de Israel teria dito: “Estamos muito próximos de um acordo para a libertação de alguns reféns em Gaza”.

A fonte da emissora teria explicado que ainda existem questões “técnicas a serem resolvidas”. Segundo o canal de notícias, o oficial afirmou que o suposto acordo seria para libertar, pelo menos, 50 pessoas. Outras dezenas mais poderiam ser colocadas em liberdade em troca de prorrogação de um cessar-fogo.

Ainda segundo o oficial, espera-se que esses primeiros reféns libertados em entendimento com o Hamas, sejam as crianças.

Para Gvir, a possível negociação pode representar um erro estratégico. “Os rumores são de que Israel está novamente prestes a cometer um grande erro, semelhante ao acordo Shalit (de 2011)”, disse o ministro. “Um acordo que pode trazer desastre.”

Em sua crítica, Bem Gvir questiona não apenas a possível negociação para a libertação dos reféns, mas também a permissão dada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) para a entrada de combustíveis em Gaza.

O acordo Shalit e as implicações na segurança de Israel

O Shalit, mencionado pelo ministro da Segurança Nacional de Israel, foi a negociação entre o governo israelense e o grupo terrorista Hamas para a libertação de prisioneiros. O acerto foi concluído em 2011.

A ação recebeu esse nome em homenagem a Gilad Shalit, um dos soldados israelenses que esteve em poder dos terroristas desde 2006.

O acordo envolveu a libertação de mais de mil prisioneiros palestinos detidos em Israel, levando preocupação às implicações com a segurança a longo prazo.

Os temores não pareciam em vão. Pouco mais de duas décadas depois, Israel intensifica os esforços para encontrar um dos prisioneiros libertos no acordo Shalit, o terrorista Yahya Sinwar. Trata-se do atual chefe principal do Hamas e comandante dos ataques de 7 de outubro.  

Mãe de reféns faz vigília pela libertação dos filhos

Mãe de reféns do Hamas, Hadas Calderon
Hadas Calderon tem convocado outras mães a se juntarem a ela na frente da sede das FDI, em Tel-Aviv | Foto: Reprodução/TwitterX/The Times of Israel

Hadas Calderon, mãe de uma criança e um adolescente mantidos reféns em Gaza pelos terroristas do Hamas, tem feito permanente vigília do lado de fora da sede das FDI, em Tel-Aviv.

Os filhos dela — Hadas Calderon Erez, de 12 anos, e Sahar, de 16 anos — foram sequestrados em Israel e levados para a Faixa de Gaza, junto com seu ex-marido, Ofer, durante os ataques terroristas de 7 de outubro.  

“Não podemos perder esta chance para um acordo”, disse Hadas. “Faço um apelo a todas as mães para virem até a entrada da Kirya (nome da sede da base militar) e ficarem ao meu lado. Temos que trazê-los de volta.”

Israel cerca Jabaliya e intensifica combates

Jabaliya, em Gaza,
As Forças de Defesa de Israel cercaram a cidade de Jabaliya, no norte de Gaza, e mataram terroristas do Hamas | Foto: Reprodução/FDI

As FDI afirmaram, nesta terça-feira, 21, que sua 162ª Divisão concluiu o cerco ao norte de Jabaliya, em Gaza, e está pronta para intensificar os combates.

Segundo os militares israelenses, os ataques intensos na cidade de Jabaliya foram para “preparar o terreno para a batalha”.

De acordo com as FDI, nas proximidades da cidade, foram atingidas três entradas de túneis com membros do Hamas dentro. As forças também encontraram e destruíram lançadores e foguetes dos terroristas.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    Matam 1.200 Nacionais, incluindo de outros Países estão agora pedindo arrego, eles estão ganhando tempo com esse cessar fogo para se reagrupando inclusive com munições, Fogo neles Israel em memória dos 1.200 mortos impiedosamente por esses terroristas.

  2. Christian
    Christian

    Não tem que fazer acordo nenhum
    O Hamas tem que ser ELIMINADO nos mapas mundiais, a começar por Gaza.

  3. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Há o risco dos terroristas se infiltrarem entre os refugiados e escaparem se alastrando pelo mundo. Decidir entre salvar alguns filhos agora e colocar em risco todos os outros no futuro é um problema moralmente muito complexo.

  4. Carlos Martins
    Carlos Martins

    SERÁ UM GRAVE ERRO!
    NÃO HÁ CONVERSA COM TERRORISTAS.
    SE ISSO DE FATO ACONTECER A GUERRA FOI INÚTIL E SERÁ O FIM PARA ISRAEL.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade