publicidade
Mundo

Milei vai fechar a principal agência estatal de notícias da Argentina

Presidente argumenta que a Telam está a serviço do kirchnerismo

O presidente da Argentina, Javier Milei, está empenhado em reduzir gastos públicos | Foto: Agustin Marcarian/Reuters
O presidente da Argentina, Javier Milei, está empenhado em reduzir gastos públicos | Foto: Agustin Marcarian/Reuters

O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou que fechará a principal agência estatal de notícias do país, a Telam. Ele anunciou a decisão nesta sexta-feira, 1º.

Ao justificar o fechamento da Telam, Milei a classificou como um veículo de propaganda política associado ao kirchnerismo. A declaração ocorreu durante a abertura das sessões legislativas do Congresso. O jornal La Nacion reportou os detalhes.

Receba nossas atualizações

Essa medida faz parte de um contexto mais amplo de intervenção nos meios de comunicação públicos. O governo iniciou essa prática no começo de fevereiro.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Adicionalmente, Milei mencionou o fechamento do Instituto Nacional contra a Discriminação e a Xenofobia. Ele justificou que a instituição desperdiçava recursos financeiros para manter “militantes alugados”.

A decisão de fechar a Telam integra um decreto de necessidade e urgência e afeta outros veículos, como a Educ.ar, a Rádio e Televisão Argentina e a Conteúdo Público. Esse grupo engloba diversos veículos e plataformas de mídia estatal.

Milei quer o fim de previlégios para a “casta política”

No âmbito de reformas políticas, o presidente da Argentina introduziu um conjunto de medidas “anticasta”. A ideia é reformular a conduta dos políticos argentinos. Entre as propostas destaca-se a restrição de viagens em aviões privados para políticos e seus familiares. A exceção aplica-se apenas em compromissos oficiais. A Administração Nacional de Aviação Civil estabelecerá as novas regras.

Milei também planeja propor uma legislação que busca erradicar o financiamento público de partidos políticos. A legislação incluirá a “lei ficha limpa”. Essa lei visa barrar as candidaturas de indivíduos condenados em segunda instância.

Leia também: “Um libertário na área”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 178 da Revista Oeste

Outra reforma almeja modificar o sistema de aposentadorias e eleições sindicais. A proposta inclui cortes em benefícios de aposentadoria para funcionários públicos condenados. Há descontos salariais para servidores públicos em greve.

“Obrigaremos os sindicatos a elegerem suas autoridades por meio de eleições periódicas, livres e supervisionadas pela Justiça Eleitoral, que limitará os mandatos a quatro anos e estabelecerá o limite de uma única reeleição”, disse Milei.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Saudações so povo argentino e à prosperidade já perceptível na economia. Um vizinho forte também nos fortalece.

  2. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Governo, dá resultado.
    Noticia é o resultado do governo.
    Não pode haver filtro.

  3. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    Muito em breve Argentina irá respirar ares diferentes enquanto nós no Brasil iremos ter o ar fétido de Lula e apaniguados para respirar….vamos sucumbir pela própria inanição e omissão. Viva La lIbertad Milei……..

  4. David Souza Silva
    David Souza Silva

    Se este cara está por este caminho, tentando moralizar o serviço público, tenham certeza que as famosas forças do mau farão de tudo para boicotar o seu governo….

  5. PCC
    PCC

    Aqui n ok Brasil Milei faria festa e o povo brasileiro também.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.