publicidade
Mundo

Migração de cubanos para os EUA atinge maior nível em décadas

Debandada aumentou após protestos antigoverno, há um ano; quase 2 mil pessoas foram presas no país desde então

Cuba migração
Foto: Reprodução/Redes sociais

Os cubanos estão fugindo em massa da repressão e da miséria crescente que têm depauperado ainda mais as já precárias condições de vida dos moradores da ilha. Desde as manifestações de 11 de julho de 2021, que configuraram o maior protesto antigoverno no país desde a revolução castrista, em 1959, a migração para os Estados Unidos aumentou de forma expressiva e consistente, atingindo níveis recordes.

Somente entre janeiro e maio deste ano, quase 120 mil cubanos foram detidos durante o processo de migração na fronteira sul dos EUA, 100 mil pessoas a mais do que as cerca de 20 mil impedidas de entrar no país no mesmo período do ano passado. O número é o maior registrado em quatro décadas.

Receba nossas atualizações

A debandada representa um duplo desafio para Cuba. Em termos econômicos, a fuga em grandes proporções significa a perda de boa parte da população economicamente ativa justamente no momento em que o país registra o menor ritmo de crescimento demográfico em 60 anos. Politicamente, o movimento inviabiliza ainda mais a oposição, já que alguns dos líderes mais expressivos ao regime e que têm lutado por mudanças estão abandonando o país.

Cubanos: perseguição e punição

A vida para os que conseguem cruzar as fronteiras não está sendo fácil. Em Miami, milhares de cubanos enfrentam a falta de trabalho, aluguéis caríssimos e têm dificuldade para conseguir o básico para sobreviver.

Segundo levantamento da Human Rights Watch, 700 cubanos permanecem presos desde os protestos do ano passado. De acordo com a entidade, os líderes cubanos têm perseguido e punido com veemência quem é contrário ao governo, para evitar novos protestos.

De um ano para cá, cerca de 2 mil cubanos foram presos. Grande parte não teve direito a um advogado, não pode receber visitas, foi submetida à privação de sono e a outros tipos de abusos, diz o relatório. Desse total, em torno de 400 pessoas, incluindo adolescentes, foram processadas em tribunais militares e condenadas a mais de 25 anos de prisão.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.