publicidade
Mundo

Macri anuncia que não será candidato à Presidência da Argentina

'Espero que não nos deixem ser pisoteados pelo populismo', disse o ex-presidente

Macri Presidência Argentina
| Foto: Elza Fiúza /Agência Brasil | Foto: Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri anunciou, neste domingo, 26, que não será candidato às eleições presidenciais do país deste ano. Ele é um dos principais nomes da oposição e governou os hermanos entre 2015 e 2019.

“Quero ratificar a decisão de que não serei candidato nas próximas eleições”, disse o ex-presidente, nas redes sociais. “Há um grande número de novos líderes. Espero que não nos deixem ser pisoteados pelo populismo.”

Receba nossas atualizações

Macri citou, durante o vídeo, a crise inflacionária pela qual a Argentina passa. Em janeiro, por exemplo, a inflação passou dos 100% — no acumulado dos 12 meses recentes. É o maior patamar em quase 31 anos.

Relacionadas

Ele mencionou o presidente Alberto Fernández e a vice-presidente Cristina Kirchner. Para Macri, o país está “à deriva, sem liderança” e isolada do restante do mundo. “Nunca mais teremos um fantoche como presidente”, declarou. Em dezembro, Cristina também anunciou que não estará entre os candidatos à Casa Rosada.

Agora, as expectativas são de que Fernández possa participar do pleito. O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, também deve ser um dos nomes.

Trinta e um anos depois…

A Argentina superou a marca de 100% de inflação, no acumulado de 12 meses. Os dados foram divulgados em 14 de março pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). A última vez em que o índice chegou ao patamar de três dígitos foi em 1991, quando atingiu 115%.

Apenas em fevereiro, a inflação teve uma variação de mais de 6%, puxada pela alimentação (9%), seguida de comunicação (7%) — contas de celular, por exemplo, e hotéis e restaurantes (7%). Todos esses itens ficaram acima da média do índice.

Ainda segundo o documento do Indec, a trajetória da inflação argentina apresenta alta desde janeiro de 2022, quando registrou 50,7%. De lá para cá, ocorreram elevações mensais consecutivas, resultando no valor atual.

Para tentar atenuar a perda do poder de compra e controlar a disparada dos números da inflação, o Banco Central da Argentina aumentou a taxa básica de juros para 75%. É o maior nível desde setembro de 2019, quando registrou mais de 78% ao ano. O valor permanece o mesmo desde setembro de 2022, mas sem o efeito esperado.

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. Didi
    Didi

    Ele é que esta certo, pegar este barco furado que os próprios Argentinos escolheram, agora que aguentem, se nem a Vice quer continuar é porque a coisa deve estar feia, infelizmente o Brasil não demorará a passar pela mesma situação, ai as decepções virão em cascata.

  2. Daniel BG
    Daniel BG

    “à deriva, sem liderança” é uma afirmação verdadeira. Se a Argentina, assim como o Brasil, não mudarem suas constituições de modo que a Lei proíba ao estado em intervir na economia, nos direitos individuais e na propriedade privada, se assim não o fizermos, não haverá presidência boa para nossos países.
    O Estado é a lei. Se não alteramos a lei, nada muda. Só muda de presidente e por um tempo determinado (considerando o Estado democrático de direito, certamente).
    O desgoverno brasileiro acontece por uma usurpação de poderes por parte dos STF/TSE, permitindo a espoliação e às formações de “bodes expiatórios” para justificar o governo corrupto que se instaurou. (Exemplos de bodes expiatórios no Brasil: que a Lava Jato foi um erro, as vítimas das Fake News, os 1.500 presos em Brasília).

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade