publicidade
Mundo

Irã se junta a houthis em ataques a navios no Mar Vermelho

País lança drone de longa distância e atinge navio-tanque no Oceano Índico um dia depois de EUA afirmarem que governo iraniano dá suporte aos houthis

EUA Mar Vermelho
Comando Central dos EUA participa da patrulha ao Mar Vermelho | Foto: Reprodução/Instagram

Um dia depois de os Estados Unidos afirmarem que o Irã está por trás dos ataques houthis a navios, principalmente no Mar Vermelho, o governo iraniano agiu às claras. A BBC informou que “um navio-tanque químico no Oceano Índico foi atingido por um drone lançado do Irã no sábado, 23, dizem os militares dos EUA. Um incêndio a bordo do (navio) Chem Pluto foi extinto. Não houve vítimas.”

Leia mais: “Irã ameaça: Estados Unidos devem controlar Israel para evitar consequências”

Receba nossas atualizações

Irã tem apoiado os ataques houthis a navios no Mar Vermelho nos últimos dois meses, conforme informa o The Jerusalem Post. No início, os ataques visavam à cidade de Eilat, no sul de Israel.

Depois, os alvos foram navios comerciais tidos como pró-Ocidente, o que prejudicava a rota marítima da região. Os houthis, apoiados pelo Irã na Guerra do Iêmen, dizem estar atacando em solidariedade ao Hamas.

O jornal afirmou que o Irã também dá suporte ao Hamas e agora se juntou formalmente aos aos ataques dos houthis aos navios. A última ação foi o ataque de longo alcance com drones no Oceano Índico.

Leia mais: “Houthis atacam 2 navios comerciais, diz comando dos EUA”

Com isso, o país persa criou um arco de ameaças de drones que se estende desde o Iêmen até Chabahar, no Irã, perto da fronteira com o Paquistão.

Acusação norte-americana

navio destroyer USS Mason
Operação Prosperity Guardian combate ações dos houthis, do Iêmen | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

No dia anterior ao ataque, que ocorreu no sábado 23, os EUA haviam acusado o Irã de estar envolvido com os houthis à navegação no Mar Vermelho.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, disse “sabemos que o Irã esteve profundamente envolvido no planeamento das operações contra navios comerciais no Mar Vermelho”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Na região, como defesa, foi criada uma rede de proteção, denominada Operação Prosperity Guardian (OPG). A aliança é formada por um grupo de países que concordou em ajudar a fornecer segurança no Mar Vermelho após numerosos ataques.

No sábado 23, o Comando Central dos EUA disse que entre 15h e 20h (horário de Sanaa), o USS Laboon (DDG 58) patrulhava o sul do Mar Vermelho como parte da Operação Prosperity Guardian (OPG).

Na patrulha, o comando abateu quatro drones aéreos não tripulados originários de áreas controladas pelos houthis no Iêmen, que chegavam ao USS Laboon. Não houve feridos ou danos neste incidente.

Leia mais sobre:

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade