publicidade
Mundo

Google admite censura sob Biden

Empresa anunciou que criadores banidos permanentemente do YouTube por motivos políticos poderão recuperar o acesso aos canais

A censura do governo do ex-presidente Joe Biden ocorreu mesmo sem violação das regras internas do Google | Foto: Reprodução/Flickr
A censura do governo do ex-presidente Joe Biden ocorreu mesmo sem violação das regras internas do Google | Foto: Reprodução/Flickr

O Google revelou ter sido alvo de pressão de autoridades do governo do ex-presidente Joe Biden para remover conteúdos sobre a pandemia de covid-19. A censura ocorreu mesmo sem violação das regras internas da plataforma. A empresa deu a declaração em resposta ao Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos, nesta terça-feira, 23.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

No mesmo comunicado, a empresa anunciou que criadores banidos permanentemente do YouTube por motivos políticos poderão recuperar o acesso às contas. Isso pode ocorrer caso as infrações estejam relacionadas a políticas de covid-19 e integridade eleitoral que não são mais válidas.

“Refletindo o compromisso da companhia com a liberdade de expressão, o YouTube dará uma oportunidade para todos os criadores de retornarem à plataforma se a empresa encerrou seus canais por violações repetidas das políticas de covid-19 e integridade eleitoral que não estão mais em vigor”, afirmou o Google em carta, conforme a emissora Fox News.

Censura sob Biden

O documento detalha que “altos funcionários do governo Biden, incluindo integrantes da Casa Branca, realizaram repetidas investidas na empresa de tecnologia Alphabet”. Também “pressionaram a companhia sobre determinados conteúdos gerados por usuários relacionados à pandemia que não violavam suas políticas”.

A Fox News destacou que a nova diretriz pode favorecer personalidades de direita, como Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump. Ele foi excluído do YouTube por conteúdos classificados como “desinformação” sobre eleições ou covid-19.

Leia mais: “Censura por toda parte”

O reconhecimento público do Google ocorre depois de anos de investigações abertas por parlamentares republicanos. Os políticos analisaram a atuação de grandes empresas de tecnologia em relação à moderação de conteúdo nos EUA. 

O comitê liderado por Jim Jordan já havia apresentado e-mails que comprovam a pressão da Casa Branca de Biden sobre as big techs em temas como covid-19 e eleições de 2020.

Além do Google, Meta relatou ter sofrido pressões

Em 2024, a Meta também relatou ter sofrido pressões do governo Biden para restringir conteúdos políticos nas plataformas. O X divulgou documentos semelhantes.

Ainda, o Google advertiu o Congresso sobre riscos de legislações europeias, como o Digital Services Act e o Digital Markets Act, que podem impor exigências excessivas a empresas dos EUA e afetar até conteúdos legais publicados por cidadãos norte-americanos.

Leia também:

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    MENTIRA DESSAs EMPRESA ALphaBET e META..
    CONTINUAM com shadowBAN…
    são canalhas, mentirosos e estão protelando e enganando o TRUMP…
    Mesma coisa com a Procuradora Geral dos EUA em combater efetivamente/duramente o DeepState golpista democratra party que se instalou nos EUA durante o DesGoverno OBAMA

    1. Marcelo DANTON Silva
      Marcelo DANTON Silva

      É estarrecedor o modus operandi iguais tanto nos EUA como no BOSTIL em protelar e fingir que estão atendendo o TRUMP.
      e o BOZO cai como um palhaço…ao dizer para não por o Gilmar Mendes na Magnitsky..
      CANSA esse jeito BoCó do Bolsonaro….foi esse jeitinho trouxa que provocou tudo isso….se fosse mais feroz e inflexivel no trato com esses delinquentes golpistas fraudadores de processos e eleições…não estáriamos nesse estado de coisas.

    2. Marcelo DANTON Silva
      Marcelo DANTON Silva

      FINGIRAM fazer a Anistia no afâ de enganar o TRUMP e não impôr a Magnitsky….SÓ que TRUMP tá escolado.e TEM o perfil vingativo ultrajado e CANSADO desse seres perfidiosos (general FRAJOLA nojento) da esquerda assasssina.

  2. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    É Google, agora venha a público e revele todas as determinações do ésseteéfe e teésseé para bloquear conteúdos, canais inteiros, ou mesmo desmonetizar canais por estarem divulgando temas das eleições de 2022 aqui no Brasil. Aproveite o ensejo e abra o jogo sobre tudo q vc foi obrigado a fazer ilegalmente neste país. Sabeee….

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.