publicidade
Mundo

Funeral de presidente assassinado do Haiti acontece em meio a protestos

Caixão com o corpo de Jovenel Moïse foi carregado por uma comitiva de militares

https://agenciabrasil.ebc.com.br/
Bolsonaro viaja a Londres para participar do funeral da rainha Elizabeth II

O Haiti parou nesta sexta-feira, 23, para acompanhar o funeral de Jovenel Moïse, ex-presidente do país, assassinado no dia 7 de julho em um crime que ainda não foi totalmente esclarecido pela polícia.

O caixão com o corpo de Moïse foi carregado por uma comitiva de militares em Trou-du-Nord, onde o ex-comandante do país nasceu e será enterrado. O caixão foi coberto por uma bandeira do Haiti e recebeu coroas de flores brancas.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Haiti tem protestos violentos na véspera do funeral de presidente assassinado”

Apesar da cerimônia tranquila, o país vive um clima de tensão com o recrudescimento das manifestações violentas dos últimos dias. Como Oeste noticiou ontem, estradas foram bloqueadas entre as comunidades de Quartier-Morin e Trou-du-Nord e um homem teria sido morto a tiros. Os protestos continuam hoje em diversos pontos do país.

Leia também: “Novo primeiro-ministro do Haiti assume e pede ‘unidade nacional’”

No sábado 17, como registramos, a viúva do presidente assassinado, Martine Moïse, retornou ao Haiti depois de receber alta de um hospital em Miami, onde estava internada. Ela se feriu no atentado contra o marido e voltou para acompanhar o funeral.

O novo primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, assumiu o cargo na terça-feira 20 em meio à crise política. O premiê está agora no posto que vinha sendo ocupado por Claude Joseph, contestado pela comunidade internacional. O próprio Joseph é investigado por suposta participação na morte de Moïse.

Com informações da agência Reuters

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade