O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre os dois terremotos que atingiram a Venezuela, na quarta-feira 24, que causaram centenas de mortes, segundo as estimativas preliminares, e deixaram um rastro de destruição.
Nesta quinta-feira, 25, em publicação nas redes sociais, o líder norte-americano afirmou que os EUA estão prontos para ajudar os venezuelanos a reerguerem o país depois da tragédia.
Receba nossas atualizações
Segundo Trump, os dois terremotos “são de enorme magnitude e causaram um número devastador de mortes”.
“Os EUA estão prontos, dispostos e aptos a ajudar”, escreveu o republicano. “Já instruí todas as agências do nosso governo a se prepararem para agir rapidamente.”
O presidente dos EUA disse ainda que o país estará “ao lado de nossos novos e grandes amigos” da Venezuela e que “os primeiros relatos não são nada animadores”.
Ajuda norte-americana
O Departamento de Estado do governo norte-americano informou que destacou uma equipe altamente especializada em assistência a desastres e criou um grupo de trabalho que coordenará a ajuda emergencial à Venezuela.
Dylan Johnson, porta-voz do Departamento de Estado, afirmou que os EUA seguem acompanhando de perto os desdobramentos da tragédia e darão todo o suporte necessário à população local.
Antes do posicionamento oficial do governo Trump, a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência no país.
Número de mortos pode ultrapassar 100 mil
Segundo registros do Serviço Geológico dos EUA (USGS), o primeiro terremoto atingiu as proximidades da cidade de San Felipe e teve magnitude 7,2 e profundidade de 21,9 quilômetros. Cerca de 40 segundos depois, um segundo tremor foi sentido na região de Yumare, de magnitude 7,5.
A avaliação preliminar do USGS indica uma probabilidade de 44% de que o número total de mortos nos dois terremotos fique entre 10 mil e 100 mil pessoas. Segundo o órgão, há 33% de probabilidade de que as mortes ultrapassem 100 mil.
Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos e mais de 900 feridos
Venezuela declara emergência depois de terremotos; Norte do Brasil sente tremores
Terremoto atinge capital da Venezuela
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.