Na noite desta terça-feira, 7, Enrique Márquez, ex-candidato presidencial e ex-vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, foi sequestrado, segundo denúncia da ONG Un Mundo Sin Mordaza. A organização exigiu que o regime do ditador Nicolás Maduro fornecesse informações sobre o paradeiro do político.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
“Durante a noite deste 7 de janeiro, o desaparecimento forçado de Enrique Márquez é conhecido oficialmente”, escreveu a ONG, nas redes sociais. “Exigimos que o Estado venezuelano pare com a perseguição e dê respostas sobre o seu paradeiro!”
🚨 | #AlertaSinMordaza
— Un Mundo Sin Mordaza (@Sinmordaza) January 8, 2025
En horas de la noche de este #7Enero se conoce de manera extraoficial la desaparición forzosa de @ENRIQUEMARQUEZP
¡Exigimos al Estado venezolano el cese de la persecución y que de respuestas sobre su paradero! pic.twitter.com/1JVLJKlwgS
Até o momento, Maduro, ou qualquer integrante do governo, não se manifestou sobre o ocorrido.
Controvérsia eleitoral e repercussões

Márquez, do partido Centrados, havia contestado a decisão da Câmara Eleitoral que validou a vitória de Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho de 2024. Ele também declarou que solicitaria ao Supremo Tribunal de Justiça a anulação dessa decisão.
Entidades internacionais corroboram a visão de Márquez. Além disso, alguns países da Europa, da América do Sul e até mesmo os Estados Unidos reconhecem o opositor, Edmundo González Urrutia, como o verdadeiro vencedor do pleito venezuelano.
Relato de outro sequestro na Venezuela

Nesta terça-feira, 7, houve outra denúncia do crime na Venezuela. Edmundo González afirmou que seu genro, Rafael Tudares, também sofreu um sequestro, enquanto levava os netos para a escola.
Leia também: “Lições da Venezuela”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 232 da Revista Oeste
“Rafael se dirigia à escola dos meus netos para deixá-los para o início das aulas”, escreveu o político, nas redes sociais. “Homens encapuzados, vestidos de preto, o encapuzaram e o colocaram em uma caminhonete de cor dourada, placa AA54E2C, e o levaram. Neste momento, ele permanece desaparecido.”
Esta mañana fue secuestrado mi yerno Rafael Tudares.
— Edmundo González (@EdmundoGU) January 7, 2025
Rafael se dirigía a la escuela de mis nietos de 7 y 6 años, en Caracas, a dejarlos por el inicio a clases, y lo interceptaron hombres encapuchados, vestido de negro, lo montaron en una camioneta color dorado, placa AA54E2C y…
Essas acusações vêm à tona poucos dias antes da cerimônia de posse de Nicolás Maduro, que está agendada para 10 de janeiro. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, deve enviar um representante ao evento.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.