publicidade
Mundo

EUA destroem 17 embarcações iranianas e ampliam ofensiva no Oriente Médio

De acordo com os Estados Unidos, não há mais navios iranianos em circulação no Golfo Pérsico, no Estreito de Ormuz nem no Golfo de Omã

eua irã navios
O cenário no Oriente Médio também se agravou depois de o regime dos aiatolás iniciar retaliações contra países que abrigam bases militares dos EUA | Foto: Reprodução/Redes sociais

A intensificação das operações militares dos Estados Unidos contra o regime do Irã resultou na destruição de 17 embarcações iranianas, segundo informações divulgadas nesta terça-feira, 3.

O anúncio foi feito pelo almirante Brad Cooper, responsável pelo Comando Central dos EUA, em vídeo compartilhado no X.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Ele destacou que o foco da missão é neutralizar qualquer ameaça aos militares norte-americanos, incluindo o uso de bombardeiros B-2 e B-1 nos ataques.

De acordo com Cooper, atualmente não há navios iranianos em circulação no Golfo Pérsico, no Estreito de Ormuz nem no Golfo de Omã, depois de décadas de ações consideradas hostis do regime iraniano contra o tráfego internacional.

Mobilização militar dos EUA

As declarações ocorrem quatro dias depois do início da Operação Fúria Épica, ofensiva militar dos EUA com o objetivo de enfraquecer a Marinha iraniana.

Autoridades do Departamento de Defesa informaram que a campanha envolve mais de 50 mil soldados norte-americanos, apoio de mais de 200 aeronaves de combate e ataques contínuos ao longo de toda a semana.

Leia mais:

O cenário no Oriente Médio também se agravou depois de o regime dos aiatolás iniciar retaliações contra países que abrigam bases militares dos EUA, incluindo Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.

A mídia oficial do Irã confirmou no domingo 1º que o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, morreu durante ataques dos Estados Unidos e de Israel.

Ameaças de retaliação iraniana

Em resposta à morte de Khamenei, o Irã ameaçou promover uma represália sem precedentes.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou que considera o direito de vingança um “direito e dever legítimo” diante dos ataques realizados por Israel e pelos Estados Unidos.

Leia também: “Tiro ao alvo no topo do mundo”, artigo de Guilherme Fiuza, publicado na Edição 311 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    🇮🇱🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇺🇦🇺🇦🇬🇧🇬🇧🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.