publicidade
Mundo

Estado dos EUA determina que salas de aula tenham Bíblia

Decisão do Departamento de Educação de Oklahoma gera controvérsia entre educadores e autoridades por se contrapor à Constituição do país

Escola EUA bíblia Oklahoma
Professores dizem que os distritos é que devem escolher os livros disponíveis | Foto: Reprodução/Pixabay

O Departamento de Educação de Oklahoma, nos Estados Unidos (EUA), determinou que todas as salas de aula do Estado tenham uma Bíblia e que os professores a utilizem em suas aulas. Esta decisão contraria a Suprema Corte dos EUA, que já declarou inconstitucional o endosso estatal de qualquer religião, informa a CNN.

O superintendente de instrução pública de Oklahoma, Ryan Walters, anunciou a medida com efeito imediato durante uma reunião do conselho do Departamento de Educação.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Walters enfatizou que haverá um foco especial nos Dez Mandamentos. Ele afirmou: “Todos os professores, todas as salas de aula do estado terão uma Bíblia na sala de aula e ensinarão com a Bíblia na sala de aula para garantir que esse entendimento histórico esteja lá para todos os alunos do estado de Oklahoma”.

Walters descreveu o livro, contendo escrituras sagradas do judaísmo e do cristianismo, como um dos “documentos fundamentais da civilização ocidental”.

Contexto da medida e implicações constitucionais

A Bíblia hebraica e a cristã incluem o profeta Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai, mas apenas a Bíblia cristã contém o Novo Testamento. Walters, que é cristão, não especificou qual versão da Bíblia deverá ser usada, e seu porta-voz não respondeu a perguntas.

A Primeira Emenda da Constituição dos EUA, através da Cláusula de Estabelecimento, proíbe o endosso ou estabelecimento de qualquer religião pelo Estado. Além disso, a Constituição de Oklahoma determina que escolas públicas e o uso de fundos públicos não devem beneficiar alguma religião específica.

Decisão judicial recente e reações

Dois dias antes do anúncio de Walters, a Suprema Corte de Oklahoma anulou seu projeto de criar a primeira escola religiosa financiada por contribuintes nos EUA, ao citar a mesma parte da Constituição estadual.

O principal sindicato de professores de Oklahoma declarou que a ordem de Walters é inconstitucional. A entidade lembrou que a lei estadual permite aos distritos escolares decidirem quais livros estão disponíveis em suas salas de aula.

“Ensinar sobre o contexto histórico da religião e da Bíblia é permitido; no entanto, ensinar doutrina religiosa não é permitido”, afirmou a Oklahoma Education Association em um comunicado. “Escolas públicas não podem doutrinar alunos com uma crença religiosa ou currículo religioso em particular.”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Thiago
    Thiago

    Acho que a Suprema corte pode estar em vias de mudar o seu entendimento. Como no caso Roe vs Wade, decidiu-se que os estados têm autonomia para legislar e não há proibição constitucional sobre o ensino de qualquer matéria. O próprio sindicato, segundo a matéria, parece reconhecer isso, afinal, trata-se de um material de valor histórico e moral, e não se estará pregando uma religião específica, mesmo porque diferentes religiões baseiam suas crenças na Bíblia. Acho uma ótima ideia usar como material de estudo, especialmente os dez mandamentos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.