publicidade
Mundo

Coreia do Norte testa míssil hipersônico capaz de atingir a capital do Japão

Tecnicamente, o país está em guerra há mais de 70 anos

Kim Jong un coreia do norte
Kim Jong-un, ditador norte-coreano | Foto: Reprodução/KCNA

O governo da Coreia do Norte anunciou ter realizado com sucesso o teste de um míssil hipersônico com capacidade para alcançar alvos a 1,5 mil km de distância. É o suficiente para atingir Tóquio, a capital do Japão, e qualquer alvo no território da vizinha Coreia do Sul.

A ditadura comunista anunciou que o teste ocorreu na última segunda-feira, dia 6. De acordo com o governo da Coreia do Norte, o novo míssil hipersônico “consegue conter de forma confiável quaisquer inimigos na região do Pacífico.” Além disso, a mídia estatal afirmou que o sistema tem a capacidade de “realizar um ataque militar sério a um rival, quebrando eficazmente qualquer uma de suas densas barreiras defensivas.”

Receba nossas atualizações

Kim Jong-un, ditador local, acompanhou o teste à distância. Seu avô, Kim Il-sung, estabeleceu o regime autoritário do país depois da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, com apoio da União Soviética. Desde então, o comando do país tem sido passado de pai para filho.

Coreia do Norte a guerra que nunca acabou

Em 1950, Kim Il-sung ordenou a invasão da vizinha Coreia do Sul, aliada dos Estados Unidos, dando início a uma guerra entre as duas Coreias. O conflito foi interrompido graças a um cessar-fogo em 1953, mas nunca foi oficialmente encerrado. Tecnicamente, os dois países ainda estão em guerra.

Atualmente, a Rússia — sucessora da União Soviética — é uma das principais aliadas da Coreia do Norte, junto com a China. Os Estados Unidos acusam o regime comunista norte-coreano de fornecer armas e tropas para os russos na guerra da Ucrânia.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.