publicidade
Mundo

Conselho de Segurança da ONU realiza reunião sobre a situação no Irã nesta quinta-feira, 15

Encontro foi solicitado pelos Estados Unidos em meio a protestos, repressão e tensões diplomáticas

Protestos no Irã reuniram milhares de pessoas na capital, Teerã, e em outras cidades | Foto: Reprodução/X
Protestos no Irã reuniram milhares de pessoas na capital, Teerã, e em outras cidades | Foto: Reprodução/X

O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve se reunir na tarde desta quinta-feira, 15, para realizar uma “sessão informativa sobre a situação no Irã”. A informação partiu de um porta-voz da presidência somali do órgão, que disse que os Estados Unidos pediram a convocação do encontro.

Nesta quarta-feira, 14, o presidente dos EUA, Donald Trump, reduziu o tom das ameaças diante de temores de uma ação militar do país contra o Irã. “Me disseram que a matança no Irã está parando, e que não há plano para execuções”, disse.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A declaração ocorreu depois que o governo de Teerã aumentou a pressão sobre os manifestantes. Além disso, o regime também fez ameaças de retaliação. A medida levou os EUA a retirarem pessoal não essencial de suas bases no Oriente Médio.

Protestos contra o regime do Irã

Os protestos começaram como atos contra a crise econômica. Depois, tornaram-se a mais séria ameaça ao regime desde 1979. O movimento, porém, perdeu força depois da forte repressão policial e do corte de internet e de telefonia móvel no país.

Além disso, a organização de direitos humanos Hrana informou que cerca de 2 mil manifestantes morreram desde 28 de dezembro. A entidade tem sede nos EUA.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    ONU é uma instituição desmoralizada e partidária, segue cega e com viés político.🤪

  2. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    ONU e ninguém …… eu voto ninguém.!!
    um bando de esquerdistas aloprados e pendurados em benefícios financeiros.
    se acabarem com a ONU o mundo não vai nem perceber porque existia.
    fim da ONU.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.