publicidade
Mundo

Chefe de Ajuda da ONU sai em defesa do Hamas: 'Não é um grupo terrorista'

Mesmo assim, Martin Griffiths diz que tem 'compreensão total' do 'trauma' causado a Israel

Martin Griffiths, chefe de Ajuda da ONU, não considera o Hamas como terrorista | Foto: Wikimedia Commons/UKinUSA
Martin Griffiths, chefe de ajuda da ONU, não considera o Hamas como terrorista | Foto: Wikimedia Commons/UKinUSA

Martin Griffiths, chefe de Ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU), disse à emissora de TV britânica Sky News que não considera o Hamas como um grupo terrorista. A declaração ocorreu nesta quarta-feira, 14, em coletiva da imprensa.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

“O Hamas não é um grupo terrorista para nós”, disse Martin Griffiths. “Como sabem, é um movimento político. Mas penso que é muito difícil desalojar estes grupos sem uma solução negociada, o que inclui suas aspirações.”

Conforme o chefe de Ajuda da ONU, não é possível “pensar num exemplo imediato de um lugar onde uma vitória através da guerra conseguiu ser bem-sucedida contra um grupo bem entrincheirado”.

Em relação ao ataque do Hamas em 7 de outubro, Griffiths reconheceu que causaram trauma aos israelenses. No entanto, o chefe de Ajuda disse que Israel precisará construir um relacionamento com os seus vizinhos de qualquer maneira.

As reações aos comentários do chefe de Ajuda da ONU sobre o Hamas

O porta-voz do governo israelense na guerra, Eylon Levy, comentou as falas de Griffiths. “Não admira que ele abuse de seu poder para salvar a pele do Hamas, depois do ataque terrorista mais mortífero desde o 11 de setembro, em vez de exigir a sua rendição”, escreveu Levy, no Twitter/X.

A conta oficial do Estado de Israel no Twitter/X também teceu comentários acerca da entrevista. “Eles [ONU] são uma organização política que, de vez em quando, assassina, estupra e sequestra civis para desabafar”, escreveu. “Que abominação a ONU se tornou.”

Leia também: “O Hamas não quer a paz”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 188 da Revista Oeste


Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro

Leia mais sobre:

15 comentários
  1. José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho
    José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho

    ONU tem que ser apagada do mundo político, é um ajuntamento de escroques defensores de tudo que não presta.

  2. Ricardo Gouveia Vitale
    Ricardo Gouveia Vitale

    Hamas é um grupo POLÍTICO que se reúne para estuprar, torturar, sequestrar, matar. Só isso.

  3. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Temos gente com opiniao parecida aqui no Brasil. Por aqui corruptos e ladroes nao sao nem uma coisa nem outra. A ONU se transformou em uma piada populada em sua grande maioria por vagabundos e maconheiros.

  4. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    De sua posição de conforto na ONU com aquelas papadas regadas pelos melhores vinhos esse Inglês diz q o Hamas não é um grupo terrorista, mas somente grupo político. Fala isso pois com certeza não teve um filho ou filha ou parente morto ou sequestrado pelo Hamas. Acabaram de descobrir um túnel do Hamas embaixo do prédio da ONU na Faixa de Gaza, o q por si diz muita coisa.

  5. David Souza Silva
    David Souza Silva

    Este cara, além de demonstrar ser um débil mental, demonstra uma falta de caráter descomunal.
    A Organização das Nações Urubulentas (ONU), está a cada dia se superando….

  6. Rubens Bussacos
    Rubens Bussacos

    A ONU como uma Autarquia de um suposto Governo Globalista que quer mandar nos países tem que ser ignorada, os Globalistas dominaram essa Organização e estão querendo usá-la para acabar com a soberania dos países. FECHA ESSA MIERRRDA!!

  7. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    O que as doenças mentais provocam nas pessoas!

  8. Christian
    Christian

    Estes comentaristas de escritório nunca viram mulheres sendo estupradas, crianças assadas vivas na frente dos pais e maridos vendo as suas mulheres serem degoladas.
    Deus permita que este homem ainda veja isto acontecendo com um de seus familiares.

  9. Lucas Costa
    Lucas Costa

    “Grupo entricheirado” que você alimentou. Canalhice total!!! Gente assim que estraga o mundo. Infelizmente a história nos mostra que a guerra só existe em razão de uma humanidade idiota!

  10. MIGUEL ALEXANDRE
    MIGUEL ALEXANDRE

    Os canalhas da esquerda se infiltraram e exercem a hipocrisia com extrema desenvoltura ! Tenho sangue árabe,mas tenho vergonha das tiranías corruptas que manipulam e controlam um povo maravilhoso e sábio. Ao invés de pregarem a extinsão de Israel deveriam seguir seu exemplo. Falsos líderes milionários usurpam e exploram o povo da palestina…

  11. PCC
    PCC

    Acho que hoje a maior organização terrorista do mundo é a ONU.

  12. Joao Batista Martins
    Joao Batista Martins

    A ONU é uma Organização falida MORALMENTE há muito tempo. Ete senhor não teve um filho degolado, uma mulher, mãe, irmãos estuprados ou assassinados. Pimenta no dos outros e refresco.

  13. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Alguém questionou o cara sobre o que ele entende como terrorismo? Este pessoal não gosta de fundamentar suas teses com conceitos mínimos para entendimento geral.

  14. Daniel BG
    Daniel BG

    Vamos refrescar a memória da ONU!

    A Irmandade Muçulmana, também conhecida como Fraternidade Muçulmana, é uma organização islâmica radical fundada em 22 de março de 1928 no Egito.
    O grupo foi criado para ter uma participação mais ativa na resistência contra a ocupação de Israel. Como eles tinham medo da resposta de Israel, criaram o Hamas.

    Alguém duvida que o Egito queira parecer vítima onde é réu?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade