publicidade
Mundo

Cerveja pode evitar diabetes e obesidade

Os benefícios ocorrem independentemente do teor alcoólico

álcool

Beber cerveja melhora a flora intestinal, e os efeitos na digestão têm sido associados à prevenção da diabetes e da obesidade. A conclusão é de um estudo realizado em Portugal pela Nova Medical School — Faculdade de Ciências Médicas.

Relacionadas

Ana Faria e Conceição Calhau liderou o trabalho. Ela é pesquisadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, vinculado à instituição de ensino portuguesa.

Receba nossas atualizações

Por quatro semanas, a equipe analisou exames de voluntários que ingeririam diariamente 330 mililitros de cerveja, com ou sem álcool. O grupo estudado era composto de homens com idade entre 23 e 58 anos.

Os resultados revelam que o consumo da bebida aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem causar ganho de peso ou de massa gorda. Do mesmo modo, a ingestão não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos como a glicose, o colesterol e os triglicerídeos, entre outros.

Além disso, a fosfatase alcalina, um importante biomarcador de danos no fígado, nos rins e nos ossos, diminuiu no decurso do ensaio. Os benefícios ocorrem independentemente do teor alcoólico, acontecendo, inclusive, com o produto sem álcool, de acordo com a pesquisa.

Como a cerveja evita diabetes e obesidade

Os pesquisadores acreditam que o efeito benéfico da cerveja está relacionado com os polifenóis presentes na cerveja, como acontece com o vinho tinto. Desse modo, os efeitos nocivos da bebida, expostos em outros trabalhos, parecem ser suplantados pelas vantagens da substância sobre o microbioma intestinal.

Ana relata que, ao final das quatro semanas de consumo de cerveja, “houve um aumento da diversidade dos micro-organismos que estão presentes no intestino e da riqueza desses micro-organismos”. Segundo a pesquisadora, “isso está normalmente associado a benefícios para a saúde, com uma diminuição de risco de doença, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade”.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Erick Dantas Catonho
    Erick Dantas Catonho

    Bom dia para todos nós 😗 07072022
    Adorei a notícia 😃, sou diabético e estou obeso, partiu Cervejaria 🤣
    Mandei essa maravilhosa notícia para minha esposa ela não gostou 🤣🤣

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade