publicidade
Mundo

Brigitte Macron reage a protesto e chama feministas de ‘vadias sujas’

Declaração gerou revolta em parlamentares e ativistas da esquerda na França

Brigitte Macron
Em nota, o gabinete de Brigitte declarou que ela dirigiu a crítica aos ‘métodos radicais’ das ativistas | Foto: Reprodução/G20 Brasil/Flickr

Brigitte Macron virou alvo de críticas depois de insultar militantes feministas que protestavam contra o comediante Ary Abittan. A primeira-dama da França se irritou com a presença das ativistas e as classificou de sales connes, expressão que pode ser traduzida como “vadias sujas”.

Um vídeo registrou a declaração, que repercutiu negativamente entre grupos e parlamentares franceses da esquerda. Movimentos feministas acusaram Brigitte de hostilizar mulheres que combatiam a violência sexual.

Receba nossas atualizações

No último sábado, 6, durante um show de Abittan em um teatro em Paris, quatro militantes do coletivo NousToutes interromperam a apresentação com gritos de “Abittan violeur“, isto é, “Abittan estuprador”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

As ativistas usavam máscaras e agitavam os braços em protesto contra o humorista. Como resultado, a mobilização aborreceu a primeira-dama, que assistia à apresentação no local.  

Em 2021, o comediante foi alvo de acusação sob a suspeita de estuprar uma mulher de 23 anos com quem mantinha um relacionamento ocasional. No entanto, depois de três anos de investigação, a Justiça francesa arquivou o caso em janeiro de 2024 por falta de provas.

No domingo 7, um dia depois do show em Paris, Brigitte foi vista novamente com Abittan. Antes de o artista subir ao palco, ela o cumprimentou nos bastidores e comentou: “Se houver alguma vadia suja, nós a expulsaremos, especialmente bandidos mascarados”.

Críticas à primeira-dama levam gabinete a emitir nota oficial

A fala de Brigitte gerou reação imediata. A deputada Sarah Legrain, ligada à esquerda, criticou a primeira-dama por hostilizar as manifestantes.  

Segundo o jornal britânico The Times, Gwen, uma das feministas presentes no protesto, afirmou que as palavras de Brigitte “claramente sublinham sua visão sobre violência sexista e sexual”. E concluiu: “Além de nós, ela está realmente insultando as vítimas de violência”.

+ Leia também: “Louvre anuncia aumento no valor do ingresso para turistas de fora da Europa”

Em nota, o gabinete da primeira-dama declarou que ela dirigiu a crítica aos “métodos radicais” das ativistas e que não aprova ações que visem a “impedir um artista de se apresentar”.

3 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Brigitte além da atriz não perdeu seus valores e sua capacidade intelectual. Envelhecer é manter sua ética e honestidade em relação ao seu tempo, coisas que o Woke e a Escola de Frankfurt sequestrou.😜

  2. FRANCISCO FERREIRA
    FRANCISCO FERREIRA

    Uéééé . . . Acabou o flerte com a esquerda?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.