Em visita oficial a Pequim nesta segunda-feira, 1º, o chanceler brasileiro Mauro Vieira debateu com Wang Wentao, ministro do Comércio da China, propostas para reformular a Organização Mundial do Comércio (OMC). O encontro reforçou o alinhamento entre os dois países em questões multilaterais.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
Nos últimos anos, a OMC tem enfrentado dificuldades, especialmente em razão de medidas unilaterais dos Estados Unidos, como a imposição de tarifas sobre outros países. Essas ações têm provocado insatisfação na China, que reiteradamente manifesta apoio ao sistema multilateral e busca soluções na organização para conflitos comerciais, principalmente com países da Europa.
Pauta de reformas e atuação conjunta de Brasil e China

A pauta de reformas em organismos internacionais também é uma das defesas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em diversas ocasiões, o líder petista destacou a necessidade de mudanças profundas em entidades como o Conselho de Segurança da ONU. Embora Brasil e China compartilhem esse entendimento, ainda não há avanços concretos sobre o tema.
Além do ministro Wang Wentao, Li Chenggang, principal negociador de comércio internacional da China, participou das reuniões com Mauro Vieira. A delegação brasileira manteve ao menos três encontros com autoridades chinesas de alto escalão durante a visita.
Leia também: “O duro recado de Washington ao Brasil”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 324 da Revista Oeste
O ministro brasileiro também realizou reuniões com Han Zheng, vice-presidente chinês, e Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, durante o mesmo dia. O encontro entre Vieira e Wang Wentao marcou o encerramento da agenda, com um breve momento aberto à imprensa seguido de uma conversa reservada entre os chanceleres, que durou cerca de 20 minutos.
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.