publicidade
Mundo

Bolsonaro quer autorização do STF para ir a Israel

Passaporte do ex-presidente foi retido por ordem do ministro Alexandre de Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desafiou a TV Globo para entrevista | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desafiou a TV Globo para entrevista | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que vai pedir autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para visitar Israel. De acordo com o político, ele recebeu um convite de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, para ir ao país.

+ Pai de reféns critica Lula: ‘Suas palavras são uma ofensa’

Receba nossas atualizações

Sem a autorização do STF, Bolsonaro não pode sair do Brasil. Isso ocorre porque o passaporte do ex-presidente foi apreendido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe.

“Recebi há pouco uma carta do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que por acaso é capitão do Exército também, me convidando para visitar o seu país para que eu vá naquela região do conflito. Ou melhor, do massacre, da covardia, a região do terrorismo praticado pelo Hamas contra Israel”, disse Bolsonaro em discurso durante evento em Salvador.

A possível visita de Bolsonaro a Israel

Caso seja autorizada, a visita vai ser realizada ao mesmo tempo que as Forças Armadas israelenses combatem os terroristas do Hamas em Gaza.

+ FDI eliminam terroristas do Hamas

Recentemente, a investida militar foi comparada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Holocausto — o extermínio dos judeus pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. O comentário gerou uma crise diplomática entre os governos brasileiro e israelense.

Hamas
Invasão do grupo terrorista Hamas deixou mais de 1,2 mil mortos em Israel em 7 de outubro de 2023 | Foto: Reprodução/IDF

Em razão da fala, Lula passou a ser considerado persona non grata no território israelense. Diferentemente do que ocorre com o ex-presidente, que se mostrou alinhado com a posição de Israel, sempre condenando os ataques terroristas do Hamas.

A investida militar em guerra ocorreu depois dos ataques do Hamas em outubro de 2023. Os terroristas assassinaram 1,2 mil cidadãos e sequestraram 240 civis israelenses, incluindo mulheres, crianças e idosos. Cerca de 100 deles ainda permanecem como reféns em Gaza.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Para Caetano Veloso
    (De um judeu baiano, e que hoje mora em Israel, e que ele sabe quem é)
    Caetano, voce foi meu idolo, você marcou toda a minha adolescência e minha vida adulta… a maioria das suas músicas acompanham minha vida! Lembro muito da D. Clara, sua irmã, minha vizinha do Tororó, que vibrava com minhas histórias sobre Israel, a admiração pelo povo judeu.
    Lembro de você, na sua casa na Pituba, antes da sua viajem para o exílio, e foi lá que ganhei de você um suspensório amarelo, vários posts que mais tarde colei no teto do meu quarto, e um vinil com as suas lindas músicas.
    Você esteve aqui em Israel, e, se não me engano, duas vezes, e na segunda vez, você já estava meio vesgo, não é? Visitou o túmulo do Arafat, e até colocou flores, mas até aí, tudo bem…. mais ou menos, né?
    Já existia aí a lei Rouanet? Foi nessa época que você começou a mamar? Já estava começando sua senilidade de caráter? Já estava totalmente dominado pela Paula ou ainda existia em você um pouco do Caetano, daquele Caetano que conheci, admirei, e amei? Quando você se transformou nessa coisa, nesse ser ridículo, hediondo? O que aconteceu com aquela pessoa inteligente que você foi um dia?
    Você não tem o menor conhecimento do que acontece por aqui, do que aconteceu em *7/10*…. do bebê assado no forno da cozinha da casa com os pais amarrados em frente ao forno, escutando os gritos de dor e cheirando a carne assada do seu bebê. Das jovens grávidas que tiveram seus ventres abertos e seus fetos arrancados, e ainda com vida, viram seus bebês serem degolados. Das centenas de mulheres estrupadas e com tal violência que tiveram suas bacias quebradas. Daqueles que tiveram seus olhos arrancados em vida. Daquelas mulheres que tiveram seus seios cortados e arrancados dos seus corpos, em vida. Dos homens que tiveram seus pênis cortados e colocados em suas bocas, em vida. Dos homens estrupados com pedaços de pau, empalados em vida…
    Vou parar de enumerar as atrocidades *que o meu povo sofreu dia 7/10*, e que os sequestrados naquele dia continuam sofrendo, nos túneis escuros e sem ar de Gaza pois estou com ânsia de vômito… Mas acho que minha vontade de vomitar não é tanto das lembranças que agora enumerei e sim de ter visto a sua figura ridicula no palco com a bandeira palestina, que aliás você carrega de cabeça pra baixo, parte da sua dança grotesca, exemplo da figura patética que você se transformou…. você me causa asco.
    Adeus @caetanoveloso

  2. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Kkkkk se bobear não só não vai como não vai poder ter contato com istaeleses. Afinal estamos em plena Democradura.

  3. Denilson Prolim
    Denilson Prolim

    Acho difícil o STF “autorizar “, eles têm medo da popularidade de Bolsonaro que tem mais que Lula apoio do mundo Livre, digo fora das ditaduras, vamos aguardar.

  4. James
    James

    Olhem o tamanho da confusão!
    A diplomacia Israelense é interessante, não deram nenhum apoio público a Bolsonaro na avenida paulista mas, depois convidam ele para assistir ao festival de terror iniciado pelo HAMAS ?
    Que legal !
    Se Alexandre o permitir, dará mais bala para Bolsonaro que, corre o risco de ser indicado ao NOBEL DA PAZ, para o ódio da comunistada mas, também corre o risco de sofrer um atentado terrorista, causado pelos amigos dos amigos, dos amigos ,dos amigos da esquerda pró muvuca, na palestina.
    A IDF fará escolta ao Bolsonaro?
    Senão
    É cilada Bino !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade