publicidade
Mundo

A China apresenta o futuro trem mais rápido do mundo

O maglev poderia ligar São Paulo ao Rio em 45 minutos

Modelo de trem chinês, que deverá ser o mais rápido do mundo, funciona à base de levitação magnética, também conhecida como maglev | Foto: Divulgação/Agência Xinhua

A China apresentou na terça-feira 20 seu novo modelo de trem que deverá ser o mais rápido do mundo quando entrar em operação. Sua velocidade é calculada em 600 quilômetros por hora, o que possibilitaria, teoricamente, ligar São Paulo ao Rio em 45 minutos.

O novo modelo, segundo a agência chinesa Xinhua, funciona à base de levitação magnética, também conhecida como maglev. Nesse sistema, o trem flutua sobre o trilho, e a falta de atrito possibilita alcançar velocidades equivalentes à de muitos aviões. Ele deverá entrar em operação num prazo de cinco a dez anos e atuar em rotas inferiores a 1.500 quilômetros.

Receba nossas atualizações

“A nova arma da China: o tubarão-robô” 

Os chineses já possuem o trem maglev em operação mais rápido do mundo, que liga o centro de Xangai ao seu aeroporto a 430 quilômetros por hora, utilizando tecnologia alemã. Mas o atual recorde de velocidade pertence a um modelo experimental japonês que chegou a 603 quilômetros por hora.

Imagem: agência Xinhua

 

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Se tiver terra indígena por lá, no trajeto do trem, será qu ele irá poder circular ? Aqui estamos rendo problemas com a Ferrogrão

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade