publicidade
Imprensa

'Nunca houve nem haverá um projeto de Brasil no governo petista', diz Estadão

Presidente Lula reuniu ministros por sete horas para falar sobre eleições municipais e se comparar com Bolsonaro

Balanço do governo e o futuro do país são temas secundários para o petista Lula | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Balanço do governo e o futuro do país são temas secundários para o petista Lula | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o maior problema do Brasil hoje não é a política fiscal, nem a fome, a educação de baixa qualidade, a insegurança ou mesmo a miséria da população de rua. Para o petista, a prioridade são as eleições municipais. É o que afirma o jornal O Estado de S.Paulo, em seu editorial deste sábado, 10.

A publicação destaca que o tema foi central durante a reunião ministerial da última quinta-feira, 8, que durou mais de sete horas. Ao menos é o que se percebe pelas declarações dadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, depois do evento.

Receba nossas atualizações

Segundo o ministro, o petista proibiu seus auxiliares de subir em palanques de candidatos que critiquem o Executivo, e cobrou deles que não deixem qualquer ataque sem resposta. Recomendou que cumpram a lei e não participem de comícios em horário de trabalho. Pediu que não agridam adversários, em especial aqueles que fazem parte de partidos da base aliada.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

O balanço das ações do governo, motivo da reunião da equipe ministerial, ficou em segundo plano diante de outros assuntos muito mais importantes. Caso contrário, cada ministro não teria tido apenas cinco minutos para falar sobre as questões de sua pasta, com tolerância de até 15 segundos, sinalizada por um apito.

Para o Estadão, conceder mais tempo a cada um dos líderes não seria de grande valia. “Nada que os ministros pudessem falar seria capaz de alterar a percepção distorcida do presidente sobre o triunfo de seu governo”, diz o jornal. “Para Lula da Silva, tudo vai muito bem, obrigado.”

Presidente Lula durante reunião ministerial da última quinta-feira, 8 | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula durante reunião ministerial da última quinta-feira, 8 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Relógio de luxo era foco do petista

A prioridade do petista, por outro lado, era relatar à equipe que vai devolver o relógio de ouro que ganhou durante seu primeiro mandato. Tal decisão não expressa convicção sobre o que é certo ou errado, mas visa apenas a diferenciá-lo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não foi uma reunião para rever escolhas ou realinhar estratégias que favoreçam o país”, afirma o Estadão. “A essa altura, já se sabe que não há, nunca houve nem haverá um projeto de Brasil no governo petista. Em 2022, o único objetivo era vencer Bolsonaro. Agora, o que importa é obter o melhor resultado possível nas disputas municipais em outubro e pavimentar o caminho para a reeleição em 2026.”

Para a publicação, o que impressiona é que as eleições sejam o único horizonte a guiar as ações do presidente. “Há muito a ser feito, mas Lula da Silva não parece preocupado com o país”, diz o texto. “Seu plano é manter tudo como está, pois ‘o time está ganhando’.”

Leia também: “Governo Lula congela R$ 2,3 bilhões da Farmácia Popular e do Auxílio Gás”

Quando tem “ideias”, elas servem somente para reeditar os erros que já foram cometidos pelos governos petistas no passado e apostar todas as suas fichas em manter a polarização, na tentativa de se perpetuar no poder.

8 comentários
  1. Cláudio Padilha dos Santos
    Cláudio Padilha dos Santos

    Meu comentário não tem nenhuma relevância mas estou pensando aqui. Onde o Magnífico teria enfiado este dedo seu com o curativo?

  2. Anísio Silva Horta
    Anísio Silva Horta

    Não entendo !! O estadão foi um dos que fizeram o diabo pra eleger esse cara; e agora não está gostando. Agora é tarde; a rola já entrou. Relaxa e goza, Estadinho!!!

  3. Mauro C F Balbino
    Mauro C F Balbino

    Conquistado o poder, o objetivo do partido é a manutenção desse mesmo poder.

  4. Bruno Thiago Souza de Lima
    Bruno Thiago Souza de Lima

    Ah mas o Estadão só percebeu isso agora? Ou é as verbas que não estão caindo na conta como deveria?

  5. JOAIRTON MEDEIROS DE LIMA
    JOAIRTON MEDEIROS DE LIMA

    Passar sete horas ouvindo e falando com 38 ministros já é recomendação médica para combater o Alzeimer que está se instalando.

    1. Paulo Roberto Zanetti
      Paulo Roberto Zanetti

      O único projeto de Lula é Lula. Com o apoio do PT e só.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade