publicidade
Imprensa

BBC demite jornalista britânico acusado de antissemitismo

Osman Ahmed publicou vídeos que zombavam de israelenses

Antissemitismo Israel Fisesp Conib
Antissemitismo é o preconceito, hostilidade ou discriminação contra judeus enquanto grupo religioso, étnico ou cultural | Foto: Shraga Kopstein/Unplash

O jornalista freelance Osman Ahmed não será mais contratado pela BBC depois da divulgação de publicações nas redes sociais com conteúdo de antissemitismo e mensagens ofensivas a israelenses. A decisão ocorreu depois que diversas entidades, como a embaixada de Israel no Reino Unido, manifestaram repúdio às postagens e cobraram providências da emissora pública britânica.

Ahmed trabalhou em diferentes veículos de imprensa, como ITN e CNN, além de ter atuado como produtor nos programas Newsday e no noticiário radiofônico da BBC voltado ao público da África e da Ásia. As informações foram publicadas pelo jornal britânico The Telegraph neste domingo, 29.

Receba nossas atualizações

Ele também colaborou com a BBC Arabic, serviço em língua árabe alvo de críticas por viés contrário a Israel. Entre as publicações atribuídas ao jornalista, destacam-se comentários em que ele afirma que Israel deveria “ser desmantelado” e que os judeus “na verdade não deveriam ter uma terra”.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Uma das postagens mais repercutidas mostrava um grupo de judeus ortodoxos de uma seita minoritária tentando atear fogo na bandeira de Israel. Na legenda, Ahmed escreveu: “Judeus que realmente entendem sua religião reconhecem que Israel é um Estado terrorista e que os judeus na verdade não deveriam ter uma terra”, acusou.

Outro vídeo compartilhado exibia passageiros correndo para um abrigo no aeroporto Ben Gurion, durante um ataque com mísseis iranianos. O conteúdo foi publicado junto ao comentário: “Caos no Aeroporto Ben Gurion enquanto israelenses correm para fugir ‘da terra prometida’”.

As manifestações de Ahmed sobre o conflito em Gaza também chamaram atenção desde outubro de 2023, quando integrantes do grupo Hamas mataram mais de 1,2 mil israelenses. Além disso, ele publicou imagens que comparavam a chegada de refugiados judeus à Palestina antes de 1948 à destruição de Gaza pelos bombardeios israelenses, com sugestão de relação de culpa.

Antissemitismo e críticas ao conflito

Ao comentar a decisão da secretária do Interior, Yvette Cooper, de banir a organização Palestine Action, Ahmed compartilhou uma frase que dizia: “Para saber quem manda em você, simplesmente descubra quem você não pode criticar”, frase atribuída ao ativista neonazista Kevin Alfred Strom.

Entidades que acompanham o noticiário árabe criticaram a conduta do profissional. O Comitê para a Precisão nas Informações sobre o Oriente Médio declarou que os tweets de Ahmed “ficaram disponíveis publicamente por meses” e pergunta se a demora do canal nacional em agir “se deveu a conivência ou pura incompetência”.

A embaixada de Israel no Reino Unido já havia registrado queixas anteriores sobre as publicações de Ahmed, sobretudo durante sua passagem pela BBC Arabic. A porta-voz da embaixada, Orly Goldschmidt, afirmou: “A BBC já nos pediu desculpas anteriormente pelas ações deste jornalista enquanto trabalhava na BBC Arabic”, recordou. No entanto, sua atitude não mudou.

BBC
Emissora BBC demitiu o jornalista | Foto: Divulgação/BBC

O Conselho de Deputados dos Judeus Britânicos reconheceu avanços pontuais por parte da BBC, mas ressaltou a necessidade de priorizar o enfrentamento ao discurso antissemita. Em nota, um porta-voz declarou que “a questão do antissemitismo precisa ser uma prioridade máxima” para a emissora.

A BBC informou que começou em maio uma revisão independente sobre sua cobertura do Oriente Médio, o serviço em árabe e o tratamento geral do conflito entre Israel e Gaza. A investigação ocorre depois da publicação de um relatório da Câmara que denuncia “antissemitismo chocante e viés anti-Israel” na emissora.

Em comunicado oficial sobre o caso, a BBC declarou: “Osman Ahmed é um freelancer que não está mais vinculado à BBC”, decretou. “Não voltaremos a trabalhar com ele. Deixamos claro que não há lugar para antissemitismo em nossos serviços.”

Leia também: “O Brasil não está longe da fronteira da Faixa de Gaza”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 186 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade