publicidade
Economia

Servidores de estatais ganham 13 vezes mais que a média

Na PPSA, responsável por gerir os contratos de partilha oriundos de leilões do pré-sal, há funcionários recebendo R$ 31,3 mil por mês

salários em estatais
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Na PPSA, responsável por gerir os contratos de partilha oriundos de leilões do pré-sal, há funcionários recebendo R$ 31,3 mil por mês

servidores de estatais
Dados constam no mais recente levantamento do Ministério da Economia
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Levantamento do Ministério da Economia publicado nesta sexta-feira, 20, revela que os salários médios em estatais brasileiras chegam a R$ 31,3 mil mensais. Além disso, diretores dessas empresas ganham até R$ 2,9 milhões por ano. Para termos de comparação, em 2019, a renda do brasileiro ficou abaixo de R$ 2,5 mil. E é esse mesmo brasileiro que mantém rendimentos tão generosos do funcionalismo que ocupa as empresas públicas. O relatório do governo reúne dados das 46 estatais de controle direto da União. No ano passado, o Estado teve de mandar R$ 17 bilhões a 18 dessas estatais, que são dependentes do Tesouro Nacional, ou seja, precisam do dinheiro dos pagadores de impostos para sobreviver.

Receba nossas atualizações

Das estatais listadas, a remuneração média mais alta, de R$ 31,3 mil, é paga a funcionários da PPSA, responsável por gerir os contratos de partilha oriundos de leilões do pré-sal — ela está na lista de privatizações. Em segundo lugar, vem o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, cujo rendimento médio é de R$ 29,2 mil. Leva a medalha de bronze a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Com 1,5 mil empregados, o salário médio é de R$ 20,7 mil. No ano passado, o Tribunal de Contas da União descobriu que 86% dos cargos em estatais brasileiras oferecem salário superior ao de postos semelhantes na iniciativa privada.

Quer saber mais sobre estatais? Leia “O custo da ineficiência”, reportagem publicada na edição n° 2 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. Paulo Porto
    Paulo Porto

    Depende de quais estatais estejam sendo referidas. Por que privatizar? Para que o trabalhador fique ganhando salário de fome? Quem.deveria forma pagar melhor é a iniciativa privada! Quem acha que a iniciativa privada não corrompe, está enganado! Corrompem e mandam o imposto que deveriam pagar, para os seus países de origem. Lembremos que as grande estatais foram criadas quando a iniciativa privada nao se apresentou para explorar esses negócios. E quando se apresentam são empresas estrangeiras. Que seja combatida a corrupção! E que os salários exagerados sejam achatados. E tem como fazer isto. E que a iniciativa privada deixe de ser escravagista e imediatista. E pare de mamar no BNDES, na ANATEL, na ANEEL, na ANP entre outros tantos órgãos!

  2. Herbert Forster
    Herbert Forster

    O estado brasileiro tornou-se uma casta que desafia o equilíbrio, não apenas sócio-econômico do país, mas também a estabilidade das contas públicas. Tornou-se provavelmente no maior desafio para a sustentabilidade político-social por requerer a quebra de previlégios adquiridos os quais são considerados direitos constitucionais adquiridos. Armadilha difícil de escapar mas que acabará de outra forma matando a galinha dos ovos de ouro.

  3. Roberto Dias Oliveira
    Roberto Dias Oliveira

    Existe disparidade não só entre trabalhadores estatais e da iniciativa privada, mas também dentro do próprio funcionalismo público. Enquanto a maior massa de trabalhadores do setor público são da esfera municipal ganhando níveis salariais abaixo do mínimo (o piso municipal na minha cidade, Bagé-RS por exemplo é de R$ 535,00) existe uma minoria principalmente dentro do Judiciário (juízes), Legislativo (políticos) e Forças Armadas (militares), que elevam a média salarial do funcionalismo acima da média nacional. PESQUISE: desigualdade de renda no serviço público brasileiro e constate por você mesmo o que digo.

  4. Edson
    Edson

    Ai o Ministro Paulo Guedes os chama de parasitas e o povo se ofende !

  5. Ricardo
    Ricardo

    Raposas tomando conta do galinheiro, pode dar certo?? Tem muita gente que acredita em coelhinho da Páscoa também…

  6. Vicente Lino
    Vicente Lino

    O Estado não sabe e nunca soube gerir empresas. Estatais são cabides de emprego e antro de corrupção para manter políticos no Congresso. PRIVATIZEM TODAS! BANCOS INCLUSIVE!

  7. Ricardo Luiz Rocha Cubas
    Ricardo Luiz Rocha Cubas

    PRIVATIZEM TODAS AS ESTATAIS! Pelo amor de deus! Além de evitar dezenas de privilégios, é a melhor forma de combate à corrupção em suas atividades.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade