publicidade
Economia

Relatório Focus: inflação cai e crescimento econômico aumenta

Os resultados são da coleta de dados do Banco Central no mercado financeiro

dívida pública copom
O Banco Central enfrenta ameaça de paralisação dos seus servidores - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pela 14ª semana seguida, o mercado reduziu as expectativas de inflação e elevou a projeção do crescimento econômico no Brasil em 2022. As estimativas aparecem no Relatório Focus, um boletim elaborado pelo Banco Central semanalmente a partir de dados do mercado financeiro.

O Relatório Focus publicado nesta segunda-feira, 3, estima o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,74% e a expansão do Produto Interno Bruto em 2,7%. Na edição anterior, o documento do Banco Central registrava a expectativa para o aumento da inflação em 5,88% e o crescimento em 2,67%.

Receba nossas atualizações

A coleta de dados para o boletim ocorre sempre na sexta-feira anterior à publicação, ou seja, o levantamento para a atual edição foi realizado em 30 de setembro.

Desse modo, o Relatório Focus “traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores”, informa a instituição. “As projeções são do mercado, não do Banco Central.”

Há 14 semanas, em 1º de julho, o mercado estimava que o PIB cresceria 1,51% e o IPCA 7,96%. Assim, nesse intervalo, a previsão para o desempenho econômico aumentou 1,19 ponto porcentual e para o aumento do IPCA reduziu 2,08 pontos porcentuais.

Leia também: “A economia desmente os pessimistas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 116 da Revista Oeste

 

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.