publicidade
Economia

Reforma tributária: veja o que muda nos impostos sobre heranças e imóveis

As medidas aprovadas no Congresso estabelecem mudanças no ITCMD e ITBI, com efeitos a partir de janeiro de 2026

reforma tributária advogados médicos
Especialistas recomendam atenção redobrada dos pagadores de impostos diante do novo cenário tributário do país | Foto: Reprodução/Freepik

A partir de janeiro de 2026, entram em vigor alterações importantes nos impostos incidentes sobre heranças, doações e transações de imóveis, conforme definido na regulação da reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional nesta semana.

As mudanças reforçam a distinção entre o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), destinado às vendas de imóveis entre pessoas vivas, e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), que recai sobre transferências por herança e doação.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O ITCMD, de competência estadual, passa a ter regras unificadas por meio da criação de uma Lei Geral do ITCMD.

Um dos principais pontos é a obrigatoriedade da alíquota progressiva: cada Estado poderá definir suas faixas, mas será necessário aplicar porcentuais maiores para valores mais altos, respeitando o limite máximo de 8%.

Isenções em impostos sobre herança e doação

Entre as isenções previstas, a legislação deixará de tributar pelo ITCMD os fundos de previdência privada do tipo VGBL e PGBL em caso de morte.

Também ficam livres do imposto obras culturais, como livros, jornais e músicas produzidos no Brasil ou por autores nacionais, além da renúncia de herança, quando um beneficiário recusa o direito e deixa a parte para outros herdeiros.

Mudanças no ITBI

Já o ITBI, imposto municipal cobrado na venda de imóveis, seguirá sob competência dos municípios, que continuam definindo regras, prazos e descontos.

O imposto passará a ser cobrado no momento em que ocorrer o ato de transmissão do imóvel, o que antecipará o pagamento para quem compra. O valor de referência, e não necessariamente o preço total da venda, poderá servir de base para calcular o imposto.

Leia também: “O cobrador de impostos”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 291 da Revista Oeste

Especialistas recomendam atenção redobrada dos contribuintes diante do novo cenário.

Entre os cuidados, estão reavaliar o valor de mercado do patrimônio, atualizar o domicílio fiscal do doador ou falecido, considerar antecipar doações antes de as novas alíquotas entrarem em vigor e ficar atento à tributação de certas operações societárias, como a distribuição desproporcional de dividendos sem justificativa econômica.

Leia mais:

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    O vagabundo ladrao continua ferrando os brasileiros para cobrir o rombo de bilhões que ele gera todo mês. Para isso ele compra os deputados e senadores corruptos para aprovar as merdas. Este é o país da esculhambação total. E ainda tem o careca falando em democracia mas até hoje não explicou “ a missão dada e cumprida “ pelo TSE outro tribunal sem credibilidade

  2. LEONARDO MONTEIRO LOPES
    LEONARDO MONTEIRO LOPES

    O estado brasileiro é inimigo da população, ele faz, e continuará fazendo, de tudo para prejudicar o cidadão…

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade