publicidade
Economia

Reforma tributária: relatório retira Viagra e inclui absorventes na lista de imposto zero

Um dos projetos que regulamentam a reforma será votado pelo plenário da Câmara dos Deputados antes do início do recesso parlamentar

O Viagra, se o projeto for aprovado, será tributado em 40% da alíquota cheia, estimada em 26,5% pelo Ministério da Fazenda | Foto: Reprodução/Pexels

Os membros do grupo de trabalho (GT) de um dos projetos que regulamentam a reforma tributária incluíram no parecer os absorventes na lista de produtos que têm imposto zero. Em contrapartida, o Viagra foi retirado da lista de medicamentos com alíquota zerada.

Além dos absorventes, terão alíquota zerada produtos de cuidados básicos à saúde menstrual:

Receba nossas atualizações

  • Tampões higiênicos;
  • Absorventes higiênicos internos ou externos, descartáveis ou reutilizáveis, e
    calcinhas absorventes;
  • Coletores menstruais.

O Viagra, se o projeto for aprovado, será tributado em 40% da alíquota cheia, estimada em 26,5% pelo Ministério da Fazenda. O medicamento ajuda a aumentar o fluxo de sangue no pênis, podendo auxiliar os homens a manterem uma ereção.

+ Reforma tributária: carnes ficam fora da cesta básica, mas com imposto reduzido

O relatório apresentado hoje mantém uma lista de 850 medicamentos que devem ficar com imposto reduzido, em 40%, caso o texto seja aprovado. Outros 383 ficariam isentos.

A redução ou a isenção das alíquotas serviriam para evitar a alta no preço dos produtos. Contudo, dependerá ainda das empresas farmacêuticas repassarem ao consumidor final a diminuição dos impostos.

+ Reforma tributária: armas ficam fora do ‘imposto do pecado’; apostas e carros elétricos entram

O projeto será votado pelo plenário da Câmara dos Deputados antes do início do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. Até lá, o texto pode sofrer ajustes, incluindo, no plenário. Se aprovado, o texto seguirá para o Senado.

O segundo relatório, que trata sobre o comitê gestor, ficará para o segundo semestre.

Reforma tributária

A reforma tributária unirá cinco impostos no Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que vai ser dual com a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O IBS será o imposto criado pela reforma para Estados e municípios e o CBS para a União, sendo o CBS unificando IPI, PIS e Cofins; e o IBS juntando o ICMS e o ISS.

+ Leia mais sobre Economia em Oeste

Além do CBS federal e IBS estadual e municipal, vai ser cobrado um imposto seletivo sobre produtos nocivos à saúde, e um IPI sobre produtos feitos pela Zona Franca de Manaus, fora da região com benefícios fiscais.

A estimativa de 26,5% como alíquota final dos impostos, no entanto, só vai ser conhecida oficialmente nos próximos anos, depois de um período de testes, que devem “calibrar” o valor que manterá a carga tributária.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade