publicidade
Economia

Procon de Minas Gerais multa Netflix em R$ 11 milhões

Medida foi aplicada por conta de cláusulas abusivas em contratos de serviço e termos de privacidade

Foto do logotipo da Netflix
Netflix recusou uma proposta de TAC do Ministério Público de Minas Gerais | Foto: | Foto: Divulgação/Netflix

O Procon de Minas Gerais aplicou uma multa de R$ 11 milhões à Netflix por cláusulas abusivas em contratos de serviço e termos de privacidade. A decisão foi tomada após uma audiência realizada em 2023, na qual a empresa de serviço de streaming recusou uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A multa foi aplicada devido a publicidade enganosa, falta de informação adequada e exigência de vantagem excessiva. Em maio de 2023, a Netflix anunciou a cobrança por ponto adicional, medida considerada abusiva pelo Procon-MG — órgão ligado do Ministério Público de Minas Gerais.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Entre as irregularidades, destacam-se cláusulas que eximem a Netflix de responsabilidade e permitem a divulgação ilimitada de dados do consumidor — mas sem que haja seu consentimento.

“Ao fazer isso, o fornecedor incorre em infração, pois condiciona a contratação do serviço à cessão do direito de utilização de dados”, afirmou o promotor de Justiça Fernando Abreu.

A criação do conceito de “Residência Netflix” também foi alvo de críticas, uma vez que implica em condições que favorecem a empresa em detrimento dos consumidores.

Proposta de acordo recusada pela Netflix

A audiência de 2023 com a Netflix não resultou em acordo, levando à aplicação da multa. As cláusulas abusivas nos contratos de prestação de serviços e termos de privacidade foram o principal motivo da penalização, somando-se às práticas de publicidade enganosa e exigência de vantagem excessiva.

Em resposta às críticas e à multa, a Netflix ainda não se pronunciou oficialmente sobre possíveis mudanças em suas práticas contratuais e comerciais no oferecimento do serviço de streaming.

Netflix encerra plano básico sem anúncios nos EUA

Nos Estados Unidos, a Netflix decidiu encerrar o plano gratuito sem anúncios, segundo notificações recebidas por usuários norte-americanos. A informação foi confirmada pelo site de tecnologia The Verge em 2 de julho.

Atuais assinantes desse pacote nos EUA vão ter até o dia 13 de julho para mudar de opção ou perder totalmente acesso ao serviço. As opções restantes são os seguintes planos:

  • com anúncios (e resolução de 1080 pixels), de US$ 6,99 ao mês;
  • padrão (com resolução de 1080 pixels e sem publicidade), de US$ 15,49 ao mês; e
  • plano premium (resolução de 4K), de US$ 22,99 mensais.

No Brasil, assinantes têm três planos à disposição: o padrão com anúncios (R$ 20,90/mês), padrão (R$ 44,90) e premium (R$ 59,90/mês). A diferença entre os planos está na qualidade da imagem e áudio, possibilidade de downloads e na quantidade de usuários por conta. Não há diferença no catálogo de filmes e séries de televisão exibidos.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade