publicidade
Economia

Presidente do Banco Central Europeu teme perda de independência de instituições

Christine Lagarde afirmou que uma maior interferência política pode comprometer a capacidade de controlar a inflação

Christine Lagarde, presidente do BCE, falou sobre o tema nesta segunda-feira, 27 | Foto: Reprodução/BCE
Christine Lagarde, presidente do BCE, falou sobre o tema nesta segunda-feira, 27 | Foto: Reprodução/BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta segunda-feira, 27, que a autonomia dos bancos centrais está sendo posta em dúvida em algumas regiões do mundo. Ela defendeu a ideia de que uma maior interferência política pode comprometer a capacidade de controlar a inflação.

A afirmação foi feita poucos dias depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigir que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reduza imediatamente as taxas de juros. Ele alegou que conhece melhor os níveis adequados de juros do que os responsáveis pelas decisões sobre o tema.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“Embora pesquisas recentes sugiram que a independência de jure dos bancos centrais nunca foi tão predominante como é hoje, não há dúvida de que a independência de fato dos bancos centrais está sendo questionada em várias partes do mundo”, afirmou Christine, em uma conferência do banco central húngaro.

O Fed deve manter a taxa de juros norte-americana nesta semana, mesmo que o BCE provavelmente faça uma redução. O argumento da autarquia deve ser que a inflação está caindo apenas lentamente e que algumas propostas do governo Trump podem, na verdade, aumentar as pressões sobre os preços, o que poderia atrair críticas da Casa Branca.

Em paralelo, Christine alertou para o fato de que a interferência política pode desencadear um “círculo vicioso” capaz de enfraquecer ainda mais a independência das autoridades monetárias.

“A influência política sobre as decisões dos bancos centrais também pode contribuir substancialmente para a volatilidade macroeconômica”, disse Christine, em um discurso em vídeo na Hungria.

Christine destacou que a pressão política persistente sobre um banco central tende a aumentar a volatilidade do câmbio, elevar os rendimentos de títulos e ampliar os prêmios de risco.

Esse aumento de volatilidade pode dificultar o controle da inflação, levantando questionamentos sobre se os bancos centrais independentes estão conseguindo cumprir seus objetivos, afirmou Christine.

Leia também: “Endividamento das famílias sobe a 48,2% em novembro, diz BC”

Segundo ela, essa sequência de acontecimentos pode enfraquecer o consenso social e intensificar ainda mais a instabilidade econômica.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.