publicidade
Economia

Pix: começa a valer hoje limite de transferências noturnas

Medida objetiva a segurança de usuários

pix
Foto: Léo Souza/ Estadão Conteúdo

Entra em vigor nesta segunda-feira, 4, o limite de R$ 1 mil para pagamentos e transferências realizados por pessoas físicas entre 20 horas e 6 horas, incluindo o Pix. Contudo, empresas não serão atingidas pela medida. Através de canais de atendimento dos bancos, clientes podem solicitar o aumento desse limite. Nesses casos, a instituição bancária terá de estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do pedido do usuário.

Conforme o Banco Central (BC), os bancos devem oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos. A medida de segurança é uma das que estão sendo testadas pelo BC, com a finalidade de reprimir assaltos. Roubos aumentaram desde a chegada do Pix. Bandidos sequestram pessoas e as forçam a efetuar transferências através do serviço instantâneo.

Receba nossas atualizações

Demais mudanças começarão a valer em 16 de novembro. São elas:

  • notificação de infração: o mecanismo visa a permitir que os bancos registrem uma marcação na chave Pix, no CPF/CNPJ do usuário e no número da conta quando há “fundada suspeita de fraude”. Essas informações serão compartilhadas com as demais instituições financeiras para aumentar os mecanismos de prevenção a fraudes;
  • bloqueio cautelar: medida vai permitir que o banco que detém a conta do usuário possa efetuar um bloqueio preventivo de dinheiro por até 72 horas em casos de suspeita de fraude. Sempre que o bloqueio cautelar for acionado, a instituição deverá comunicar imediatamente ao cliente;
  • mecanismos adicionais para proteção dos dados: os bancos terão de definir procedimentos de identificação e de tratamento de casos em que ocorram excessivas consultas de chaves Pix.

Leia também: “A tese otimista de Paulo Guedes”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 78 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Adilson
    Adilson

    A velocidade do PIX que é feita a transferência é interessante.
    Porém sou de opinião que qualquer PIX deveria demorar duas horas, dessa forma dificultaria a saidinha de banco.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.