publicidade
Economia

Nigéria é o país com maior volume de operações com criptomoedas no mundo

Analistas apontam para um crescimento desenfreado nas movimentações de moedas digitais

criptomoedas

A Nigéria é o país com a maior atividade em criptomoedas atualmente, segundo revelou um estudo da consultoria Morning Consult divulgado em julho. Segundo a publicação, 55% dos adultos nigerianos afirmam que compram ou vendem moedas digitais uma vez por mês. Os controles de capital e a inflação extrema estão associados a níveis mais altos de uso das moedas digitais.

O país africano é seguido por Turquia (54%), Tailândia (44%), Paquistão (37%), Vietnã (35%), Emirados Árabes Unidos (34%) e Argentina (32%).

Receba nossas atualizações

O Brasil aparece em 19º lugar com 19% de utilização, enquanto os Estados Unidos ficaram em 28º com 16%. Japão e China aparecem nas últimas posições registrando 7% e 8% respectivamente de adoção.

Os autores do estudo apontam similaridades entre estes países que aparecem no topo da tabela, como a renda média mais baixa e algum nível de controle de capitais. “Alguns países como Turquia e Argentina registraram inflação extremamente elevada em meses recentes, o que também pode estar encorajando o uso de criptomoedas pelo varejo”, registrou a publicação.

O estudo foi elaborado com base em uma pesquisa realizada em 17 nações nos últimos anos. De acordo com a Morning Consult, foram ouvidos mil adultos em cada país.

Nigéria

Há um ano, uma publicação do jornal The Guardian já alertava para o aumento exponencial do uso das moedas digitais no país africano. “O que vem ocorrendo na Nigéria acerca das criptomoedas pode servir de lição para governos de todo o mundo”, resumiu sobre o crescimento desenfreado, “alimentado pela repressão política, controles de moeda e inflação galopante”, destacou o jornal.

O histórico das moedas digitais na Nigéria começou a ganhar destaque em 2017. Em 2020, começou a ficar evidente o apreço dos nigerianos pelas criptomoedas. Na ocasião, jornais já destacavam uma grande emersão da população adulta ao setor cripto, rumo à “verdadeira nação do bitcoin”.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Lucas De Matos
    Lucas De Matos

    É de se esperar que, em países sem confiança econômica/política e altos níveis de desigualdade social, a população socorra a mecanismos monetários externos como forma de manter o poder de compra de suas reservas. Isso se comprova pelo estudos dos analistas.

  2. Marcelo
    Marcelo

    Muitas pessoas na Nigéria, cometem crimes cibernéticos. Já recebi vários whats deles, querendo vender alguma falcatrua. Se receberem alguma coisa com o DDI 234, bloqueie e denuncie.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.