publicidade
Economia

Mercado projeta alta da inflação para 2024 e dos juros para 2025

É a 5ª semana seguida de estimativa de piora do IPCA, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo Banco Central

Banco Central
De acordo com o Boletim Focus, a projeção é de que a inflação vai encerrar o ano de 2024 em 4,22%, ante 4,2% na semana passada | Foto: @bancocentraldobrasil

Pela quinta semana seguida, os analistas de mercado que participam do Boletim Focus projetaram alta da inflação para 2024. No boletim divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo Banco Central, a projeção é de que a inflação vai encerrar o ano em 4,22%, ante 4,2% na semana passada.

Para 2025, a projeção é de 3,91%, o que representa uma queda em relação à semana anterior, quando o índice era de 3,97%.

Receba nossas atualizações

Para este ano, o Focus também projeta alta do Produto Interno Bruto (PIB), que deve crescer 2,23% ante a projeção de 2,2% na semana anterior. A projeção para o câmbio também é de alta neste ano. A moeda norte-americana deve fechar em 2024 a R$ 5,31 ante a projeção de R$ 5,30 na semana anterior.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

PIB menor e juros mais altos em 2025

Ilustração: Inked Pixels/Shutterstock

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira também estima que a taxa de juros será mais alta em 2025, de 10% ante a projeção de 9,75% na semana anterior. Para este ano, a Selic fecharia em 10,5%

Já o PIB para 2025 deve crescer menos: 1,89%, ante a projeção de 1,92% na semana anterior.

Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação.

O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços (inflação), atividade econômica, câmbio, taxa de juros, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade