publicidade
Economia

Estudo prevê impacto da PEC 6x1 em serviços, logística e varejo

Agência Moody's mostra que redução da jornada afeta setores de forma heterogênea

jornada 6x1
Nos serviços, a Moody's projeta queda de até 12% no Ebitda das empresas caso não haja reajuste de preços | Foto: Agência Brasil

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

Um estudo da Moody’s indica que a aprovação da PEC que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais pode impactar negativamente o caixa de empresas dos setores de serviços, logística e varejo. A mudança será gradual, com a carga caindo para 42 horas após dois meses e 40 horas em 14 meses. A Moody’s projeta uma queda de até 12% no Ebitda dos serviços e 10% em logística e varejo, dependendo da dependência da mão de obra e da capacidade de repassar custos.

Um estudo da agência norte-americana Moody’s, divulgado nesta quinta-feira, 23, mostra que a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1 pode pressionar o caixa de empresas dos setores de serviços, logística e varejo. A empresa afirma que os efeitos variam conforme a atividade econômica.

A proposta reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial. A mudança, porém, seria gradual: a carga cai para 42 horas dois meses depois da promulgação e chega a 40 horas depois de 14 meses.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Segundo a Moody’s, o impacto depende do peso da folha de pagamento nos custos, da capacidade de repassar preços, do nível de automação e da flexibilidade das escalas.

6×1: serviços concentram maior impacto

Nos serviços, a Moody’s projeta queda de até 12% no Ebitda das empresas caso não haja reajuste de preços. Em logística e varejo, a retração pode chegar a 10%. Ebitda é um indicador que mede o resultado operacional e o potencial de geração de caixa de uma empresa.

Os três setores têm alta dependência de mão de obra, operação contínua e grande parcela de empregados com jornada de 44 horas. Além disso, na hotelaria, a agência identifica maior sensibilidade por causa do funcionamento ininterrupto e da escassez de profissionais para limpeza e recepção.

Setores mais automatizados têm menor risco

No varejo, o segmento alimentar tende a sofrer maior impacto devido aos custos operacionais por loja e à dificuldade de repassar aumentos aos preços. O varejo farmacêutico apresenta menor risco por causa da maior eficiência digital.

A construção civil e a indústria de transformação têm risco moderado, com pressão estimada entre 5% e 6% sobre o Ebitda. Telecomunicações e saúde registram impacto inferior a 5%, favorecidos pela automação, pelas escalas de trabalho e por regimes como a jornada 12×36.

Leia também: “Fim da escala 6×1 pode custar R$ 12 bi por ano ao setor de transportes”

Agronegócio, indústria de bebidas, locadoras de veículos, óleo e gás, além de papel e celulose, apresentam os menores riscos, com pressão inferior a 5% sobre o Ebitda. Segundo a Moody’s, esses segmentos concentram custos em insumos e matérias-primas ou operam com maior automação.

A agência acrescenta, porém, que a informalidade na construção civil e na agropecuária reduz o alcance prático da norma, apesar do elevado número de trabalhadores com jornadas entre 41 e 44 horas.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade