publicidade
Economia

IPCA: inflação sobe 0,33% em janeiro, puxada pela alta da gasolina

Pesquisa de preços foi divulgada nesta terça-feira, 10, pelo IBGE

Na contramão das promessas do governo de Lula da Silva, a classe mais pobre é a que está sentido com maior intensidade a desvalorização do dinheiro em decorrência da inflação | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Inflação de janeiro foi puxada por alta em produtos e serviços de saúde | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O IPCA, índice oficial da inflação, subiu 0,33% em janeiro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é o mesmo registrado em dezembro (0,33%). Nos últimos 12 meses, o índice ficou em 4,44%, acima dos 4,26% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2025, a variação havia sido de 0,16%.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Receba nossas atualizações

O grupo de transportes, com 0,60% de variação, destaca-se com o maior impacto no resultado do mês (0,12 ponto porcentual). Já comunicação foi o grupo com maior variação (0,82%). Os grupos habitação (-0,11%) e vestuário (-0,25%) apresentaram variação negativa.

Inflação em janeiro de 2026 - porcentual e impacto | Foto: Reprodução/IBGE
Inflação em janeiro de 2026 – porcentual e impacto | Foto: Reprodução/IBGE

Maior alta da inflação em janeiro veio de saúde e maior impacto, do transporte

O grupo transportes foi o responsável pelo maior impacto no índice de janeiro (0,12 ponto porcentual), com a alta de 2,14% nos combustíveis, em especial na gasolina (2,06%), principal impacto individual no resultado do mês (0,10 ponto porcentual). Os demais combustíveis também tiveram alta:

  • etanol: 3,44%;
  • óleo diesel: 0,52%; e
  • gás veicular: 0,20%.

O grupo comunicação apresentou variação de 0,82% em janeiro, destacando-se a alta nos aparelhos telefônicos (2,61%) e reajuste em planos com influência nos subitens TV por assinatura (1,34%) e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (0,76%).

Em saúde e cuidados pessoais (0,70%), grupo com a segunda maior variação, sobressaem-se os artigos de higiene pessoal (1,20%) e o plano de saúde (0,49%).

O grupo alimentação e bebidas desacelerou na passagem de dezembro (0,27%) para janeiro (0,23%). A alimentação no domicílio registrou variação de 0,10%, ante o 0,14% do mês anterior, com influência das quedas do leite longa vida (-5,59%) e do ovo de galinha (-4,48%). No lado das altas, os destaques são o tomate (20,52%) e as carnes (0,84%), principalmente o contrafilé (1,86%) e a alcatra (1,61%).

A alimentação fora do domicílio (0,55%) também desacelerou em relação ao mês anterior (0,60%). A refeição saiu de 0,23% em dezembro para 0,66% em janeiro, enquanto o lanche, que havia registado 1,50% no mês anterior, variou 0,27% no mês.

Gasolina
Gasolina teve alta superior a 2% de dezembro para janeiro, mostra pesquisa do IPCA | Foto: Reprodução/Flickr

O grupo habitação apresentou queda de 0,11% em janeiro, por conta da redução de 2,73% na energia elétrica residencial, maior impacto negativo no resultado do mês, com -0,11 ponto porcentual. Em dezembro estava em vigor a bandeira tarifária amarela, com a cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 Kwh consumidos. Já em janeiro, a bandeira vigente era a verde, sem custo adicional para os consumidores. Adicionalmente, há o efeito do reajuste tarifário de 10,48% em Rio Branco (5,34%) a partir de 13 de dezembro.

Quanto aos índices regionais, a maior variação ocorreu em Rio Branco (0,81%), influenciada pela alta da energia elétrica residencial (5,34%) e dos artigos de higiene pessoal (1,75%). A menor variação ocorreu em Belém (0,16%), por conta do recuo da energia elétrica residencial (-3,83%) e da passagem aérea (-11,01%).

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.