publicidade
Economia

Fed autoriza Banco Inter a abrir filial nos EUA

Com aprovação do Banco Central norte-americano, instituição brasileira poderá operar agência em Miami

Banco Inter Fed
Banco Inter vai operar agência na cidade de Miami, na Flórida I Foto: Divulgação/Banco Inter

O Conselho do Federal Reserve (Fed) autorizou, na sexta-feira 16, o Banco Inter a abrir uma filial bancária nos Estados Unidos. A instituição poderá operar a partir da cidade de Miami, na Flórida, onde mantém sede administrativa desde 2021.

A aprovação veio depois do banco cumprir todas as etapas previstas na legislação norte-americana para a entrada de bancos estrangeiros no país.

Receba nossas atualizações

Em comunicado, o CEO global do Banco Inter, João Vitor Menin, afirmou que este é um passo em direção à sua ambição ambição de “atuar como uma plataforma global”. Somando R$ 15,3 bilhões em ativos, o Inter é atualmente o 21º maior banco do Brasil.

Segundo Menin, a agência em Miami permitirá ampliar a oferta de serviços e fortalecer a presença do banco no sistema financeiro internacional.

O Fed afirmou que o Banco Inter está sujeito à supervisão consolidada do Banco Central brasileiro, em conformidade com os padrões internacionais. O órgão americano também destacou que a operação não representa risco à estabilidade do sistema financeiro dos Estados Unidos.

De acordo com o Fed, o banco brasileiro atende aos requisitos de capital estabelecidos pelo Acordo de Basileia, possui estrutura de governança considerada adequada e implementou controles compatíveis com a legislação americana — entre eles estão mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

CEO do Banco Inter diz que agência funcionará como ‘hub bancário digital’

Segundo a instituição, a filial nos Estados Unidos funcionará como um “hub bancário digital”. A estrutura permitirá ampliar a oferta de produtos bancários e de crédito, incluindo contas correntes e de poupança, cartões de débito e crédito e diferentes modalidades de financiamento.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Ainda de acordo com o Inter, a nova operação deverá viabilizar a captação de depósitos em dólar de clientes estrangeiros, além de reforçar o atendimento a empresas internacionais com atuação nos EUA.

O Banco Inter é controlado pela holding Inter&Co, companhia de capital aberto que já atua nos Estados Unidos por meio de subsidiárias. O grupo mantém operações voltadas a serviços de pagamentos, corretagem, varejo financeiro e remessas internacionais.

Leia também: “O Lupanário: Moraes, o Banco Master e a lógica do poder sem limites”, reportagem publicada na Edição 302 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.