A Eletrobras teve o preço de ação definido em R$ 42 na noite da quinta-feira 9, já nas etapas de conclusão do processo de capitalização. Dessa forma, a empresa de energia vai ser privatizada por R$ 33,7 bilhões. O preço ficou dentro do estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir a operação.
Com preço definido, as ações da Eletrobras vão ser negociadas a partir de segunda-feira na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Receba nossas atualizações
O ajuste de preço nos papéis foi alvo de debate acalorado entre investidores locais e estrangeiros, com conclusão na noite de quinta-feira. Com o movimento de privatização, a fatia do governo federal na antiga estatal deve cair para cerca de 35%.
O preço de R$ 42 representou um desconto de 4% em relação ao valor da ação ao fim do pregão de quinta-feira (R$ 44). Esta foi a maior operação da bolsa brasileira desde a megacapitalização da Petrobras, em 2012, que gerou cerca de R$ 100 bilhões.
A rodada de negociação para os preços dos papéis contou com a presença de grandes grupos de investimento, como o 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, a pessoa mais rica do Brasil.
Os bancos que lideraram a oferta foram BTG Pactual, Bank of America, Goldman Sachs, Itaú BBA, XP, Bradesco BBI, Caixa Econômica Federal, Citi, Credit Suisse, JPMorgan, Morgan Stanley e Safra.
A oferta da Eletrobras também contou com reforço significativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com uma demanda de R$ 9 bilhões, acima do teto permitido de R$ 6 bilhões. Ao todo, 370 mil trabalhadores usaram o fundo para fazer reservas pelas ações.
Consumada, a privatização da Eletrobras é uma vitória do governo, especialmente para a agenda do ministro da Economia, Paulo Guedes. A empresa de energia é a primeira grande companhia ligada à União que é desestatizada na administração de Jair Bolsonaro.
Ministério formaliza pedido para incluir Petrobras em estudo para privatização
Um belo choque na tatuagem dos sabotadores do Brasil! Parabéns, Governo!
NAS MÃOS DA INICIATIVA PRIVADA, LOGO OS 35% RESTANTES TERÃO O VALOR ATUAL DA ELETROBRAS
Parabéns, agora vamos para as outras, Petrobras etc…
Se Deus quiser vamos nos livrar de “administradores” venais ligados aos políticos corruptos.
A primeira de muitas, para o bem do Brasil 👏
Tbm acho que tinha de vender 100 por cento das ações, e quebrar o monopólio da empresa na questão energética. Mas isso é uma boa notícia apesar de tudo.
Tem que vender tudo mesmo. Se “as urnas” derem a vitória p/
“aquele ser”, que esteja tudo privatizado, até banheiro público!
O que o governo vai fazer com estes 35%? Tem que vender é 100%.
Maravilha!!!