Está disponível pelo YouTube algumas cenas do clássico Tempos Modernos, que Charles Chaplin filmou em 1936. A obra está totalmente remasterizada e colorida. Perdeu a sujeira, os riscos, as marcas do tempo. Parece ter sido filmado ontem, com câmeras digitais de alta definição.
A sensação é desconcertante. Aí está uma obra que vai completar 90 anos mas sem os sinais da velhice. E que aponta para a possibilidade de que todos os filmes disponíveis desde o início da história do cinema passem pelo mesmo processo e deixem de ser “antigos”.
Receba nossas atualizações
Nem todos gostaram da ideia. Para essas pessoas, um filme de 1936 (ou 1926, ou 1916) deve permanecer como é, com as marcas de deterioração. Do contrário não seriam “autênticos”. Outros acham que, pelo contrário, a remasterização dá uma nova vida ao filme e o torna acessível às novas gerações.
É possível imaginar o que aconteceria caso grandes clássicos passassem pelo mesmo processo – A General (1936), Nosferatu (1922), O Gabinete do Doutor Caligari (1920), O Couraçado Potemkin (1925), O Nascimento de Uma Nação (1915), Viagem à Lua (1902)?
O que você acha, leitor? Prefere a versão original ou a modernizada?
Para assistir à versão modernizada, clique no link: https://youtu.be/MM5ljfE_ObI?si=YfhBtj52zsRIra8P






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.