publicidade
Cultura

Spotify inicia venda de livros físicos pelo aplicativo

Empresa firma parceria com livrarias independentes, mas a novidade não está disponível no Brasil

Spotify Boomy - spotify valor assinatura
A funcionalidade do Spotify chegará aos Estados Unidos e no Reino Unido durante a primavera do Hemisfério Norte | Foto: Divulgação/Spotify

O Spotify anunciou uma expansão em seu modelo de negócios para permitir que os usuários comprem livros físicos diretamente pela plataforma. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria com a Bookshop.org, uma organização que conecta leitores a livrarias independentes. A estratégia busca aproveitar o fato de que os livros impressos ainda representam 73% da receita de toda a indústria editorial.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

Receba nossas atualizações

A funcionalidade chegará aos aplicativos de usuários nos Estados Unidos e no Reino Unido durante a primavera do Hemisfério Norte. Com a integração, o Spotify pretende transformar a descoberta de novos títulos em vendas diretas, revertendo parte do lucro para os livreiros locais e autores. Segundo a companhia, o objetivo é oferecer uma experiência de consumo flexível, unindo o catálogo digital de audiolivros à posse do objeto físico.

Sincronização entre papel e áudio

Além da loja virtual, o Spotify apresentou o recurso Page Match para incentivar a compra e o consumo de obras impressas. A ferramenta permite que o leitor utilize a câmera do celular para escanear a página de um livro físico e continue a leitura, de forma automática, a partir do mesmo ponto no audiolivro. A tecnologia visa a facilitar a transição entre os formatos para pessoas que desejam alternar entre a leitura tradicional e a audição durante deslocamentos ou atividades físicas.

O chefe global de audiolivros da plataforma, Owen Smith, afirmou que a empresa deseja se tornar um motor de crescimento para o setor de publicações. Ele ressalta que a facilidade em adquirir o formato físico a partir da recomendação do algoritmo pode aprofundar a conexão entre autores e ouvintes. A funcionalidade de sincronização deve abranger a maioria dos títulos em língua inglesa até o final de fevereiro, operando tanto em sistemas iOS quanto Android.

Mercado brasileiro fora da atualização do Spotify

Embora o Spotify tenha consolidado sua presença no mercado editorial global desde 2022, os novos recursos de venda e sincronização permanecem restritos aos mercados anglo-saxões. A empresa não informou prazos para a implementação da loja de livros físicos ou da tecnologia Page Match em território brasileiro. Por enquanto, os usuários no Brasil continuam com acesso apenas às funções tradicionais de streaming de música, podcasts e o catálogo-padrão de audiolivros.

Leia também: “Machado de Assis e H.P. Lovecraft se encontram em novo livro de Elton Mesquita”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.