publicidade
Cultura

Morre Berta Loran, atriz e comediante, aos 99 anos

De origem polonesa, a artista chegou ao Brasil em 1926 e se destacou em humorísticos como Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total

berta loran-ArteMemória Globo
A atriz Berta Loran ia comemorar seu centenário em março de 2026 | Foto: Reprodução/Memória Globo

A atriz e comediante Berta Loran morreu nesta segunda-feira, 29, aos 99 anos. Ela estava internada em um hospital particular em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, segundo informações do Metrópoles.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

Receba nossas atualizações

Nascida em 1926, na cidade de Varsóvia, na Polônia, Berta Loran chegou ao Brasil ainda criança, acompanhando a família em fuga da perseguição aos judeus na Europa. No Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória televisiva no programa Espetáculos Tonelux, na TV Tupi.

Berta Loran usou humor para deixar marca na TV

A artista tornou-se presença constante em programas humorísticos a partir dos anos 1960, integrando elencos de atrações como Balança, Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total. Também atuou em novelas e minisséries.

Na década de 1970, foi parceira de Jô Soares em diversos projetos. Eles atuaram juntos em programas com Satiricom, Planeta dos Homens e Viva o Gordo. Também se destacou ao lado de Chico Anysio, a quem chamava de “um dos maiores do Brasil” e um “homem muito inteligente”.

Ao projeto Memória Globo, a atriz destacou a importância do humor em sua vida. “Você pode perder apartamento, joia, dinheiro e até um grande amor”, diz ela. “Agora, o humor não pode ser perdido. Humor é tudo na vida.”

Publicado em 2016, o livro Berta Loran: 90 Anos de Humor, escrito pelo produtor cultural João Luiz Azevedo, retratou sua vida e obra. Recentemente, preferiu se afastar da mídia e adotar uma rotina mais reservada, negando pedidos de entrevista e aparições públicas.

Leia também: “Streaming católico une cinema autoral e curadoria de títulos

Confira

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.