publicidade
Cultura

Incêndios — Eventos do cinema adiam suas datas de premiação

Temporada de premiações comprometida pelo fogo em Los Angeles; celebridades perderam suas casas

Incêndios em Los Angeles persistem | Foto: Divulgação/PBS
Incêndios em Los Angeles comprometem temporada de premiações | Foto: Divulgação/PBS

O Sindicato dos Produtores Americanos (PGA) adiou mais uma vez o anúncio de seus indicados para o PGA Awards 2025 nas categorias de filmes para cinema e TV. A decisão, novamente, foi tomada devido aos incêndios descontrolados em áreas florestais que continuam queimando a cidade de Los Angeles e seus arredores. Inicialmente, a PGA faria o anúncio das indicações neste domingo, mas os organizadores decidiram atender às manifestações dos votantes para o adiamento, “por cuidado e preocupação com aqueles que estão sendo afetados pelos incêndios”.

Uma das instituições mais importantes em Hollywood, o Sindicato dos Produtores já havia anteriormente prolongado a janela de votação de seus membros, também por conta dos incêndios. Nesse momento, todos os votos já foram contabilizados, e algumas categorias até já tiveram os indicados anunciados, como no caso de documentários, esportes, infantis e conteúdo de curta duração. A PGA pretende concluir o anúncio das indicações nas categorias restantes ainda nessa semana, mas a data não foi confirmada.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

Como já vem sendo noticiado há dias, os incêndios em Los Angeles têm provocado inúmeros transtornos aos organizadores das premiações nesta temporada. Na última quinta-feira, a Sociedade Americana de Fotógrafos (ASC, da sigla em inglês) também alterou a data para o anúncio de seus indicados aos melhores do ano. Originalmente prevista para a última quinta-feira, 9, o evento ocorre nessa segunda-feira, 13. Também na última quinta seriam conhecidos os indicados ao prêmio Dorian Film Awards, promovida pelos críticos de entretenimento LGBTQ, mas o anúncio foi adiado e agora só ocorrerá na próxima sexta-feira, 17. Na última sexta, 10, foi a vez de o Sindicato de Maquiadores e Cabeleireiros (MUAHS) anunciar que estaria estendendo seu período de votação para os prêmios de 2025 até 17 de janeiro. A lista final dos indicados será, agora, anunciada em 9 de fevereiro.

Área queimada por incêndio já é maior do que a cidade de São Francisco

Os adiamentos em série que se verificam nesses dias ocorrem porque a onda de incêndios afetou diretamente a vida de praticamente todos os profissionais da indústria do entretenimento em Los Angeles. Muitas pessoas, entre elas diversas celebridades do cinema, da música e da TV, foram forçados a evacuar suas casas e estúdios, causando interrupções em suas vidas diárias. Em decisão unânime entre entidades, sindicatos e executivos dos estúdios, todos estão promovendo alterações nas agendas para apoiar os profissionais e dar a eles a oportunidade de participar efetivamente da temporada de premiações.

Los Angeles
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou os incêndios florestais como os mais devastadores na história da Califórnia | Foto: Reprodução/Redes sociais

Os incêndios de Los Angeles, que começaram em Pacific Palisades, deixaram pelo menos 16 mortos e destruíram comunidades que vão da Costa do Pacífico a Pasadena. Mais de 12 mil estruturas foram queimadas. O ventos fortes colaboraram para a propagação dos incêndios, prejudicando ainda mais o trabalho dos bombeiros. Na manhã do último domingo, as chamas já haviam consumido uma área maior do que a cidade de São Francisco. Várias estrelas perderam suas casas, incluindo Billy Crystal, Eugene Levy, Mandy Moore, Anna Faris, Diane Warren e Paris Hilton.

Na última quarta-feira, 8, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, também mostrou sua preocupação com os incêndios, que continuavam a se espalhar e queimar grandes áreas de Los Angeles. Por esse motivo, o prazo de votação dos mais de 6 mil membros da Academia foi adiado até essa terça-feira, 14. O anúncio das indicações ao Oscar 2025 também foi adiado em dois dias, passando para domingo 19. O Sindicato dos Roteiristas (WGA) adiou o anúncio de suas indicações até esta segunda, 13. Além das várias premiação, muitos outros eventos foram adiados ou cancelados por causa dos incêndios, como estreias de filmes e exibições de produções aspirantes ao Oscar.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Roberto Ferreira
    Roberto Ferreira

    Já já aparece uma certa ministra colocando a culpa no Bolsonaro…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.