publicidade
Brasil

Veja trechos da delação premiada de empresário assassinado pelo PCC

Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, alvo de 10 tiros no Aeroporto de Guarulhos, havia informado a polícia sobre ameaças da facção

Vinicius Gritzbach, empresário assassinado pelo PCC
Vinicius Gritzbach, empresário assassinado pelo PCC | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, assassinado no Aeroporto de Guarulhos, depois de ser alvo de dez tiros de fuzil na última sexta-feira, 8, colaborava como delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) e denunciava casos de corrupção policial ao Ministério Público.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Gritzbach era um empresário de sucesso no ramo imobiliário. Seu envolvimento com o crime começou através de transações comerciais com membros do PCC.

Uma dessas ligações era com Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, assassinado em dezembro de 2021. Gritzbach seria mandante do crime, conforme uma denúncia anônima, e acabou preso no início de 2022.

Empresário fala de ameaças do PCC em audiência

Antônio Vinicius Lopes Gritzbach - delator do PCC
A cerimônia de despedida de Antônio Gritzbach foi restrita à família, sem velório, para evitar a exposição dos familiares | Foto: Reprodução/Twitter/X

Durante a audiência, ele negou a autoria do crime e afirmou que havia encontrado Anselmo um dia antes de sua morte, segundo o programa Fantástico, da TV Globo, que teve acesso às delações. Em depoimento ao juiz, Gritzbach relatou ser alvo de um sequestro e de ameaças de morte por integrantes do PCC.

“Nesse momento, ele levantou, pôs a arma na minha cabeça e falou: ‘Se você errar a senha, eu sei que você quer apagar o celular, vou te matar aqui mesmo. Você não vai pegar mais nesse celular só vai se despedir de sua família'”, contou.

Leia também: “A inflação é um crime. O criminoso é reincidente”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 242 da Revista Oeste

Apesar de ter sido solto posteriormente, ele foi denunciado pela morte de Cara Preta e aguardava julgamento. Além disso, Gritzbach se tornou alvo de uma investigação por lavagem de dinheiro para o PCC.

Ele admitiu facilitar transações imobiliárias ilegais para a facção e utilizar nomes de familiares como laranjas. “Eu admito que participei dessas transações, foi uma venda comercializada onde meu escritório fez análise jurídica, rodou os contratos e onde acabei fazendo no nome do meu tio e do meu primo”, declarou Gritzbach.

Recusa de proteção e novas denúncias

A situação de Gritzbach se agravou quando ele recusou a proteção oferecida pelo Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita). Ele preferia uma escolta policial, mas, segundo Lincoln Gakiya, promotor de Justiça do Gaeco, não havia previsão legal para esse tipo de proteção.

“Ele se recusou por várias vezes a ingressar no programa, o que ele queria era uma espécie de escolta policial, mas não há nenhuma previsão legal para isso”, explicou Gakiya.

Leia mais: “O cemitério das estrelas”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 242 da Revista Oeste

Oito dias antes de sua morte, Gritzbach denunciou à Corregedoria da Polícia Civil que investigadores roubaram pertences valiosos de sua casa durante sua primeira prisão.

Ele afirmou que policiais levaram uma bolsa com R$ 20 mil e uma coleção de relógios luxuosos. Gritzbach reconheceu um desses relógios em fotos nas redes sociais de um dos agentes.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques
    Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques

    Não estou conseguindo ver a notícia indicada, só aparece notícias do clima!?

    1. Marcelo DANTON Silva
      Marcelo DANTON Silva

      Pois É! Engana que eu gosto né não….isso virou uma modinha para gerar engajamento….mas a VELHOTA da mídia “tradicional é arcaica….” FAZ PIOR!
      Globo , Foice de SP UOL, Estadão, VEJA, CNN, BAND, Record, Exame, Isto é, Valor Econômico, SÃO Imprensa Lixo…mentirosa e corruptas… bobo de que lê..

  2. Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques
    Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques

    Não estou conseguindo ver a notícia indicada, só aparece notícias do clima!?

  3. Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques
    Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques

    Não estou conseguindo ver a notícia indicada, só aparece notícias do clima!?

  4. Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques
    Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques

    Não estou conseguindo ver a notícia indicada, só aparece notícias do clima!?

  5. Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques
    Antonio Paulo Xavier de Azevedo Marques

    Não estou conseguindo ver a notícia indicada, só aparece notícias do clima!?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade