publicidade
Brasil

Tragédia de Mariana completa 7 anos sem Samarco pagar multas

Multas ambientais impostas à empresa somam R$ 350,7 milhões

Samarco ainda não pagou as multas ambientais, sete anos depois da tragédia
Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)

No próximo dia 5 de novembro, a tragédia de Mariana completa nove anos. A Samarco, principal empresa de mineração da região e responsável pela barragem que rompeu, segue sem pagar nenhuma das multas estabelecidas por causa do acidente. O rompimento da barragem deixou 19 mortos.

Ocorrido em 2015, o rompimento da barragem de Mariana resultou em uma avalanche de rejeitos de mineração. Isso provocou danos ambientais que se estenderam até a foz do Rio Doce, no Espírito Santo. É uma das maiores tragédias ambientais do país.

Receba nossas atualizações

De acordo com a Samarco, as únicas multas quitadas foram as impostas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). As infrações apuradas pelo órgão estadual resultaram em uma cobrança de R$ 112 milhões.

“Sobre outras autuações, há questionamentos administrativos e jurídicos em curso”, diz a mineradora, em nota. Ela tem sustentado que há cobrança em duplicidade, já que as autuações do Ibama e da Semad teriam os mesmos fundamentos e foram aplicadas na mesma época.

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim
    Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim

    O Pachecão não um senador do Brasil, é um senador da Samarco!! Dedicou seu mandato exclusivamente para isto !

  2. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Se foram pagas ou não essas multas ambientais ao IBAMA, isso não interessa, quero saber o mais importante que é: Os moradores foram corretamente indenizados? Reconstruíram as vilas arrasadas pela enxurrada de lama provocadas pelos rejeitos de mineração? No meu entendimento, esses R$ 350,7 milhões não deveriam ir para os cofres do IBAMA e sim, distribuídos entre os que sofreram esse desastre e que provavelmente continuam no desalento, sem poderem reconstruír suas vidas.

    1. Celso
      Celso

      PACHECO DIRETAMENTE ENVOLBIDO NISTO, POR ISTO FICA A NERCE DO STF

  3. Paulo
    Paulo

    É o retrato do nosso sistema judicial, daqui a pouco o STF cancela as multas e ainda concede uma indenização aos proprietários da empresa!

    1. Kleber Pessek
      Kleber Pessek

      O escritório do tal de Rodrigo Pacheco o lacaio do tribunal dos fariseus!

      1. Dalmacio Irapuan dos Santos
        Dalmacio Irapuan dos Santos

        Entenderam a razão da omissão do paxecú com os desmandis do cabeça de ovo?

        O escritório de advocacia do paxecú defende a samarco.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade