A Marinha do Brasil realizou nesta sexta-feira, 26, em Itajaí (SC), a cerimônia de lançamento ao mar e batismo da fragata Cunha Moreira (F202), a terceira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré. O evento contou com a presença do presidente Lula da Silva, além de autoridades civis e militares.
Com 107 metros de comprimento, deslocamento de cerca de 3.500 toneladas e capacidade para aproximadamente 130 tripulantes, a fragata foi projetada para atuar em missões de defesa, escolta, patrulhamento e combate. A embarcação conta com hangar para helicópteros, radares de última geração, sensores avançados e modernos sistemas de gerenciamento de combate.
Receba nossas atualizações
Marinha: proteção à Amazônia Azul
O navio também poderá operar com mísseis antinavio e antiaéreos, torpedos, canhão de 76 milímetros, sistemas de defesa de curto alcance e metralhadoras, ampliando a capacidade da Marinha de proteger a chamada Amazônia Azul, área marítima estratégica para o Brasil que concentra rotas comerciais, recursos naturais e infraestrutura energética.
A construção da Cunha Moreira teve início em novembro de 2024. O lançamento ao mar representa uma etapa importante do cronograma, mas a embarcação ainda passará pela instalação de sistemas, armamentos, testes e certificações antes de ser incorporada à esquadra. A entrega definitiva à Marinha está prevista para 2028.
Leia também: “A eleição peruana, as urnas e o gol contra Moraes”, reportagem publicada na Edição 327 da Revista Oeste
A Cunha Moreira integra o primeiro lote de quatro fragatas da Classe Tamandaré, considerado o principal programa de modernização da esquadra brasileira. Além de fortalecer a capacidade operacional da Marinha, o projeto prevê transferência de tecnologia, desenvolvimento da indústria nacional de defesa e geração de milhares de empregos.
O nome da fragata homenageia Luís da Cunha Moreira, o Visconde de Cabo Frio, primeiro brasileiro nato a ocupar o cargo de ministro da Marinha e figura importante na organização da força naval brasileira durante o processo de Independência.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Fui da Marinha…..isso é so eleitoreiro ….devia fazer o que deveria ser feito….
Ou seja, foi tirar foto pra campanha.