publicidade
Brasil

Tarcísio anuncia criação de departamento policial exclusivo para proteção da mulher

Governador de São Paulo projeta setor especializado na Polícia Civil para reverter estatísticas de feminicídios

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas | Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é filiado do partido Republicanos | Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

O Palácio dos Bandeirantes planeja estruturar uma unidade inédita dentro da Polícia Civil voltada estritamente para o combate à violência contra as mulheres. O governador Tarcísio de Freitas revelou a iniciativa nesta terça-feira, 24, durante agenda oficial sobre investimentos em segurança pública. A nova divisão funcionará com status de departamento especializado, seguindo o modelo de excelência de órgãos como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Segundo o chefe do Executivo estadual, o setor exclusivo permitirá um foco técnico maior na elucidação de crimes contra a vida de mulheres, que registraram 266 ocorrências em 2025. O projeto prevê ainda o fortalecimento da representatividade feminina na cúpula da instituição, com o aumento de cadeiras ocupadas por mulheres no Conselho da Polícia Civil.

O anúncio da nova estrutura surge logo que episódios de grande repercussão, como o falecimento da policial militar Gisele Alves Santana, mobilizaram a opinião pública. Tarcísio defendeu o endurecimento das punições como ferramenta essencial para encerrar a percepção de impunidade. O governador ressaltou que o responsável pela morte da PM permanece detido e aguarda o julgamento, reforçando que o Estado aplicará o rigor máximo da legislação em casos que envolvem agentes das forças de segurança ou civis.

A gestão estadual aposta na tecnologia e na inteligência policial para otimizar os resultados preventivos. Tarcísio classificou a violência contra a mulher como um desafio de proporções nacionais, ressaltando que São Paulo implementa ações contínuas para proteger a população feminina. O foco do novo departamento será a perseguição obstinada pela redução do número de vítimas, utilizando uma estrutura dedicada que agilize as investigações e garanta o acolhimento técnico adequado.

A administração paulista enfrenta o desafio de reverter um cenário de crescimento acumulado de crimes fatais contra mulheres verificado nos últimos cinco anos. Entre 2021 e 2025, o monitoramento de segurança pública apontou uma variação de 96% no número de casos, atingindo o pico histórico no ano passado. Com a conclusão da montagem do novo departamento, o governo espera que o atendimento especializado desestimule agressores e ofereça uma resposta célere às demandas da sociedade civil, que levou milhares de pessoas às ruas em manifestações recentes na capital.

Leia também: “Tenente-coronel circulou na cena do crime depois da morte de PM em SP”

1 comentário
  1. Mariza
    Mariza

    Grande governador, Tarcisio de Freitas, eficiente, competente e muito apreciado pelos eleitores do Estado. Um bálsamo para grande parcela dos paulistanos/paulistas e demais brasileiros. 🙏

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade