publicidade
Brasil

Suíça: Barroso diz que insegurança jurídica no Brasil é ‘lenda’

Em Zurique, o magistrado afirmou que o STF 'não é um problema, mas parte da solução’

barroso
Luís Roberto Barroso disse que 'há um ano não é insultado' | Foto: Wallace Martins/Estadão Conteúdo

“Há uma lenda de que o Brasil tem insegurança jurídica”, disse o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, 19. A declaração acorreu em Zurique, na Suíça, durante um evento do Lide Brazil, uma entidade criada pelo ex-governador de São Paulo, João Dória, e presidida pelo filho dele.

Referindo-se aos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o magistrado afirmou que tem se esforçado para diminuir a animosidade com “esses segmento da sociedade” e mostrar que o Supremo não é um problema; ao contrário, segundo ele, o STF é “parte da solução”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Barroso declarou não ver, “em sentido amplo”, que o país possa ter “problema relevante” em relação a temas como “estabilidade da legislação” e “não retroatividade” das leis. “O Supremo e o Judiciário procuram assegurar essa dimendão de segurança jurídica”, disse.

Em 6 de novembro, Barroso já havia usado o termo “lenda” para defender a Corte com a afirmação: “A judicialização no Brasil é um fato, o ativismo é uma lenda”.

Barroso
Barroso discursou em Davos, defendendo temas como aborto e drogas | Foto: Fórum Econômico Mundial/Jakob Polacsek

Leia também: “Barroso é o único juiz do mundo que participa do Fórum Econômico Mundo de Davos”

Barroso recorre à música do Legião Urbana para falar sobre sua atuação durante o Governo Bolsonaro

Ao ser perguntado se temeu pelas instituições democráticas durante o governo Bolsonaro, Barroso citou um trecho  da música Tempo Perdido, do Legião Urbana, que diz  “Não tenho medo do escuro, mas deixe as luzes acesas”.

“Eu não temi propriamente, mas acendi todas as luzes que eu podia acender”, falou. “Acho que prevaleceu a institucionalidade e nós superamos os ciclos do atraso. E democracia não é um espaço de consenso; tem muita gente divergindo de muita coisa, como é legítimo. Mas, há um ano que eu não sou insultado.”

23 comentários
  1. EDUARDO HERDEIRO SINIHUR
    EDUARDO HERDEIRO SINIHUR

    Tudo muito bizarro….. Muito triste a situação do Brasil de hoje…

  2. CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA
    CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA

    Barroso é uma aberração. Ele sabe.

  3. Hamilton
    Hamilton

    Ele está disputando com o Lula o título de maior mentiroso do Brasil. Os dois vão ao exterior para mentir e fazer propaganda enganosa sobre o Brasil.

  4. Lourdes Mijares y Mayor
    Lourdes Mijares y Mayor

    Sua presença num evento político e manifestação já diz tudo .

  5. Christian
    Christian

    Que empáfia !!!!
    Ser insultado já é a sua sina.
    Vem para a rua, vém ????

  6. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Barroso com narrativas, Gilmar com narrativas , Moraes com narrativas , Haddad com narrativas e o pior de todos vive de narrativas , o LULALADRÃO. O significado de narrativas são MENTIRAS.

  7. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Como insultar alguem que se esconde o tempo todo. Vem para a rua para ver e sentir o tamanho do carinho que temos por voce.

    1. Márcia
      Márcia

      Fala besteira porque fica protegido num gabinete e só sai em carro blindado e com 10 seguranças armados até os dentes

  8. Apolinário de Almeida
    Apolinário de Almeida

    Se você perguntas aos bandidos na cadeia, todos dirão que são inocentes, assim como também suas mães e mulheres dirão que os culpados foram as más companhias. Esse Boca de Veludo é um poço de cinismo. Que ele aproveite enquanto pode, pois não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe. O problema é o fim trágico que acompanha os ditadores.

    1. Elza Silva
      Elza Silva

      Nossos jecas, são tão jecas na sua importância, empávia, arrogância, ar de superioridade, é de chorar.

  9. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Caba de pêia, como diz aqui no Nordeste. Cínico e sem vergonha.

  10. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Um ano sem ser insultado? Já o Bolsonaro continua diariamente sendo combatido, perseguido e achincalhado. Questão de relevância, né não?

  11. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Esse cara não lê as opiniões a seu respeito, por isso acha que a mais de um ano não é insultado, mitomano, e como diz o ditado, o pior cego é aquele que não quer ver, o Brasil está tomado por foras da lei.

  12. David Souza Silva
    David Souza Silva

    O senhor Perdeu Mané, além de um cinismo sem precedentes, já está torrando a oacienc dos brasileiros.
    Ora caro senhor, vá arrumar o que fazer…

  13. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Barroso se revela um MENTIROSO contumaz. Já foi desmascarado em uma entrevista por uma corajosa patriota e continua mentindo.

  14. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Esse moço foi quem criou o problema ao interferir na Câmara dos Deputados para não aprovar a PEC do VOTO IMPRESSO. Mais, esse tal Barroso em suas manifestações no exterior (vive mais lá que no STF) já disse que as decisões do STF parecem coniventes com a corrupção. Engana tanto que parecia juntamente com Fachin defender a LAVA JATO. Disse também aos seus alunos no STF quando o PMDB se desligou do PT (DILMA): “Meu DEUS do CEU essa é nossa alternativa de poder”. Apoiou ardentemente no STF aquela forjada e fajuta DELAÇÃO PREMIADISSIMA da JBS homologada por FACHIN sem qualquer perícia da gravação para QUEIMAR o governo TEMER, que estava prestes a aprovar a REFORMA DA PREVIDENCIA em Maio/2017.
    Vale lembrar que essa figura é raivosa quando se sente atingida, e assim agrediu GILMAR MENDES no plenário do STF, alto e bom som: “você é uma pessoa HORRÍVEL, uma mistura do MAL com o ATRASO e pitadas de PSICOPATIA”.
    Enfim, Barroso, Fachin e Moraes são casos para serem estudados por cientistas nucleares internacionais. Quem quiser conhecer mais as respeito dessas figuras da SUPREMA CORTE (CORTE MESMO como MONARQUIA) basta pesquisar na internet e verá quem mais ofende essa INSTITUIÇÃO, senão eles próprios.

  15. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Lide Brasil, esqueceram de estender o toldo do circo (nota: quem realmente trabalha em circo merece meu respeito).

  16. Alexandre de Carvalho Mesquita
    Alexandre de Carvalho Mesquita

    Alguém avise ao ministro que a Gol vai pedir recuperação judicial nos EUA pelo fato de que lá as decisões dos juizes são previsíveis, ao contrário do Brasil.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade