publicidade
Brasil

STJ anula depoimento de mulher, depois de perita revelar que forçou confissão

Corregedoria da Polícia Civil vai investigar servidores que comentaram caso em podcast; órgão mantém decisão pelo júri popular

Entrevista de peritos ao podcast Inteligência Ltda | Foto: Reprodução/YouTube
Peritos da Polícia Civil durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda.: caso mobiliza atenção especial do STJ | Fonte: Reprodução/YouTube

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou nula a confissão dada por uma mulher acusada de matar o marido, depois de uma das peritas que atuaram no caso dizer, durante participação em um podcast, que forçou a declaração da ré.

Conforme o processo judicial, em 2018, a suspeita, Adriana Pereira Siqueira, então desconfiada de uma suposta traição conjugal, matou o companheiro a facadas e ateou fogo ao corpo. Ela foi presa em flagrante no dia seguinte ao crime, depois de confessar o assassinato à equipe da Polícia Civil.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Em 2022, a fotógrafa técnico-pericial Telma Rocha e o perito criminal Leandro Lopes participaram do podcast Inteligência Ltda. No programa, a dupla comentou detalhes do caso, o que motivou a decisão do STJ.

Telma disse que, quando estava na cena do crime, ao conversar com a suspeita, percebeu que a mulher estava com a unha e a calça sujas com o que parecia ser sangue.

Peritos que foram a podcast serão investigadores pela Corregedoria da Polícia Civil: conduta 'censurável', segundo magistrada | Foto: Reprodução/YouTube
Peritos que foram a podcast serão investigados pela Corregedoria da Polícia Civil: conduta ‘censurável’, segundo magistrada | Foto: Reprodução/YouTube

Confira trechos da entrevista da perita

“Vi que tem sangue embaixo da sua unha”, teria dito a perita. “Ela falou: ‘Mas estou menstruada’. Falei: ‘Não precisa me responder, mas não esqueça que você está falando com uma mulher, porque também menstruo’.”

A perita disse que forçou a suspeita a confessar o crime. “E ela: ‘Não fui eu, não fui eu’. Eu falei: ‘Calma, deixa eu acabar de falar’. E aí a gente deu mais uma forçadinha.”

Leia também: “Polícia Civil identifica suspeitos de enterrar cachorros vivos

Adriana Siqueira disse ainda que a suspeita teria benefícios, caso assumisse o crime. ” “Falei: ‘Só você confessar agora que a autoridade policial vai te trazer um benefício’. E aí ela falou: ‘Fui eu’. Naquela hora, que a pessoa fala ‘fui eu’, dentro de você aparecem dois pompons falando: ‘Uh, cara***’.

STJ decide ouvir acusada

Depois da veiculação do podcast, a defesa de Adriana impetrou um habeas corpus para solicitar a anulação do processo por violação de direito do silêncio.

A Justiça, contudo, não acatou o pedido. A ministra da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira acatou em parte o instrumento processual.

Ministra do STJ Daniela Teixeira | Foto: Ed Alves/Divulgação/STJ

Juíza fala em conduta “censurável” dos peritos

A magistrada disse que é possível ver e ouvir o relato de Telma, que detalha como convenceu a ré a confessar o crime, sem informar de seu direito ao silêncio.

Ela acrescentou que a conduta dos peritos é “extremamente censurável ao expor um caso que não foi julgado nos meios de comunicação, utilizando palavreado inadequado, em ambiente com bebida alcoólica e violando o dever de impessoalidade que se exige dos servidores públicos”.

Apesar de o STJ ter declarado a confissão nula, o órgão manteve a decisão de pronúncia em face da acusada, ou seja, levar a causa a julgamento pelo júri popular. Ela também prestou depoimento em juízo. Depois da prisão em flagrante da acusada, em 2018, a Justiça publicou sentença de pronúncia em 2019 e concedeu liberdade provisória à mulher. Agora, ela aguarda o júri popular, que tem data prevista para 30 de janeiro de 2025.

Leia mais: “STJ autoriza YouTube a remover conteúdos sem ordem judicial”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade