O Estado de São Paulo bateu a meta nacional de alfabetização e chegou a 61% dos alunos do 2º ano leitores em 2025, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
O índice corresponde a cerca de 360 mil crianças alfabetizadas e coloca o Estado como o maior em número absoluto de alunos leitores do país.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Com o resultado, São Paulo se mantém na rota para conquistar, em 2027, o selo ouro do Prêmio Criança Alfabetizada, concedido pelo governo federal.
O desempenho paulista de 2025 melhora o resultado do ano anterior. Em 2024, a rede já havia superado a meta estipulada, com 58%, e garantiu a SP a medalha de ouro na premiação do programa Criança Alfabetizada.
Os Estados receberam nesta semana a comunicação sobre o resultado, o qual reforça, segundo a Secretaria da Educação de SP, a expectativa de repetir o reconhecimento no próximo ciclo.
Nos bastidores, o avanço é tratado como um resultado de grande relevância, especialmente diante da escala da rede paulista, a maior do país. Ela envolve todos os 645 municípios do Estado.
Leia mais: “A era dos supercentenários”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 314 da Revista Oeste
“O resultado reflete o investimento contínuo do governo do Estado na área”, informou a gestão. “Em 2025, ações de alfabetização receberam R$ 500 milhões, aumento em relação aos R$ 300 milhões investidos em 2024. Para este ano, o investimento será também de R$ 500 milhões.”
A política tem impulso do programa Alfabetiza Juntos SP, que articula ações com as redes municipais. O governo estadual aposta na continuidade da estratégia para sustentar o índice e avançar rumo à meta de 90% de crianças leitoras, entre iniciantes e fluentes, na idade certa até o fim deste ano.
Bravooooo, governo Tarcisio de Freitas!
Somente tendo um povo com acesso a uma boa educação, que lhes permita viver dignamente com seu trabalho, e aprenda, assim, a ter bom senso em seus julgamentos, sem ser manipulado por interesses eleitoreiros, é que nosso País entrará nos trilhos da igualdade, liberdade e justiça justa. 👏👏👏👏👏👏👏