publicidade
Brasil

'Somos parte da solução', diz chanceler brasileiro sobre crise climática

Compromissos do Brasil na agenda ambiental deixaram embaixadores europeus 'muito satisfeitos', afirma Carlos França

O Brasil não é culpado pela crise climática e, ao contrário, faz parte da solução para o problema. A avaliação é do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que citou os compromissos firmados pelo país para a redução da emissão de gases de efeito estufa e no combate ao desmatamento.

“Estão todos convencidos de que o Brasil tem uma ambição séria e concreta e que, desde 1992 [na conferência sobre o clima organizada no Rio de Janeiro], quando lançamos o conceito de desenvolvimento sustentável, nós somos parte da solução”, afirmou o chanceler em entrevista à CNN Brasil, concedida em Roma, onde ele integrou a comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro na reunião de cúpula do G20.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

“Acabei de receber mensagem do Alok Sharma [presidente da COP26]. E também me enviaram um tuíte do John Kerry [enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas], com quem conversei em Paris à margem da reunião da OCDE. Embaixadores estrangeiros de nações europeias me mandaram mensagens também muito satisfeitos com os compromissos que o Brasil tem assumido na área do carbono”, celebrou França.

Relacionadas

Como noticiado mais cedo por Oeste, o Brasil foi um dos signatários de um documento da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow (Escócia), que estabelece a meta de acabar com o desmatamento até 2030, por meio de uma série de  medidas apoiadas por investimentos de até US$ 19 bilhões de fundos públicos e privados na proteção e na restauração das florestas.

Relacionadas

3 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Como pode um país ainda em desenvolvimento, reduzir essas metas de carbono? Isso apenas se aplica a países já desenvolvidos e que estão anos à frente na pesquisa de novas fontes de energia e que diga-se de passagem que duvido que isso esteja acontecendo, pelas noticias que temos desses países. No nosso caso a única possibilidade estaria na diminuição do desmatamento, mas esses caras não param de comprar madeira da amazônia! Então como é que fica isso daí?

  2. Maciel Gomes
    Maciel Gomes

    Muito emocionante, caro embaixador, a participação do brasil na cop 26 , piada internacional kkkkkkk

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.